O presente trabalho pretende analisar o núcleo conceitual e as questões mobilizadas por Theodor W. Adorno em sua reflexão sobre as diferentes crises da arte autônoma e moderna, notadamente da chamada nova música. Assim, parte-se da crise das formas tradicionais (musicais) e da formulação da forma musical autêntica sem o recurso à tradição para, a partir daí, analisar o desenvolvimento imanente da linguagem musical desde a emergência da música moderna até seu envelhecimento. Ao final, como resposta à crítica do envelhecimento, serão apresentados alguns dos escritos tardios em que Adorno coloca em questão os termos que antes balizavam o progresso e a regressão da nova música.
Data da defesa:
segunda-feira, 2 Março, 2020 - 17:00
Membros da Banca:
Presidente Profa. Dra. Taisa Helena Pascale Palhares IFCH / UNICAMP
Membros Titulares Dr. Eduardo Socha Universidade de São Paulo
Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini USP - Universidade de São Paulo
Membros Suplentes Dra. Bruna Della Torre de Carvalho Lima UNIVERSIDADE DE SAO PAULO
Prof. Dr. Rafael Rodrigues Garcia IFCH / UNICAMP
Programa:
Nome do Aluno:
Bruna Franco Diaz Batalhão
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses 1