Cores e contradições: a luta pela diversidade sexual e de gênero sob o neoliberalismo brasilieiro

A preocupação de fundo dessa pesquisa é investigar se o neoliberalismo causou alguma influência sobre a atuação do movimento LGBT no Brasil. Para tanto, foi analisada a trajetória da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), entre 1995 e 2015, bem como a relação da associação com os governos FHC, Lula e Dilma na construção de políticas sociais. Além disso, o estudo se voltou também para a análise das principais bandeiras de luta, as formas de organização, as ações coletivas e as formas de mobilização de recursos; as estratégias traçadas diante os limites e desafios de cada contexto; os principais aliados, como o governo federal e outros movimentos sociais, e inimigos, como o neoconservadorismo evangélico; e os discursos, concepções e posicionamentos da ABGLT. Além da pesquisa bibliográfica, a investigação também se voltou para a pesquisa documental, a realização de entrevista com militantes e gestores/as, a observação participante em eventos do movimento.

Data da defesa:
terça-feira, 1 Novembro, 2016 - 16:00