A Cooperação Tecnológica sino-brasileira e a crise climática: uma análise sobre a transferência tecnológica entre Universidade de Tsinghua e a Universidade Federal do Rio de Janeiro

Esta tese procurou analisar uma cooperação tecnológica para o clima sino-brasileira com o fim de transferir uma rota enzimática e ampliar a produção e o comércio de biodiesel no Brasil. A cooperação foi realizada por dois grupos de pesquisadores, do Instituto de Engenharia Química da Universidade de Tsinghua – UT, Pequim, e pesquisadores do laboratório de Biocombustíveis do Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis – Coppecomb - UFRJ.A pesquisa procurou recuperar com as Partes as narrativas sobre a experiência da cooperação para o clima e entrevistamos por diferentes meios o líder do grupo de pesquisa chinês, assim como, os diplomatas, os pesquisadores e diretores da COPPE na parte brasileira. Para organizar a análise dos dados nós construímos três blocos argumentativos. Primeiramente, organizamos argumentos sob as linhas teóricas da Cooperação Sul-Sul e da interdependência ecológica sino-brasileira; em seguida, as relações entre a cooperação internacional e a inovação tecnológica para o clima no contexto brasileiro; por fim, uma apresentação das relações sociais constituintes da cooperação sob a forma de redes sociais. A metodologia para coletar a experiência dos pesquisadores de Brasil e China nesta cooperação baseou-se nos estudos de História oral. A análise dos demais dados valeu-se, em cada bloco argumentativo, de metodologias específicas da ciência política e antropologia para orientar a redação. Os resultados obtidos permitem uma compreensão sobre as mudanças na cooperação tecnológica sino-brasileira em referência a mudança climática assim como os seus custos e benefícios.

Data da defesa: 
terça-feira, 20 Outubro, 2020 - 12:00
Membros da Banca: 
Valeriano Mendes Ferreira Costa (Unicamp)
Fabiana Barbi Seleguim (Unicamp)
Wagner Costa Ribeiro (USP)
Thales Haddad Novaes de Andrade (UfsCar)
Lúcio Menezes Ferreira (Universidade Federal de Pelotas)
Claudio Umpierre Carlan (Unifal-MG)
Júlio Cesar Mendonça Gralha (UFF)
Nome do Aluno: 
Carlos Alexandre Assim Paulino
Sala da defesa: 
Integralmente à distância