A construção do museu moderno: um estudo sobre o MASP (1947 – 1968) e sua ambiguidade

A presente pesquisa de Doutorado tem como objetivo principal analisar criticamente a modernidade presente no Museu de Arte de São Paulo em seus primeiros anos (1947 – 1968), durante o período do pós-guerra, e refletir sobre a presença do Antigo no museu, no que propomos chamar a ambiguidade do MASP.Para cumprir com esse objetivo, a tese adentra a trajetória da formação do museu como instituição ao longo dos anos, pontuando os principais aspectos que possivelmente contribuíram para a construção do museu moderno. Dedica-se a estudar as bases conceituais do pensamento do casal Pietro Maria e Lina Bo Bardi, idealizadores do MASP, enfocando principalmente a questão moderna na Itália, mas analisando também o debate museológico internacional. Dentre os temas abordados nesse estudo, encontra-se a estruturação do museu, a formação do acervo, as Exposições Didáticas e Vitrine das Formas, a museografia da galeria, os cursos e exposições organizadas no museu. Em dado momento, a pesquisa se concentra em estudar os caminhos pelos quais o cenário brasileiro permitiu o surgimento do Museu de Arte e a busca por reformulação teórica do casal Bardi, ao propor a ambiguidade do MASP como um museu moderno que abriga os cânones.Por fim, a pesquisa visa relacionar o tema central à discussão atual sobre o papel do museu, visando posicionar o estudo no debate contemporâneo em torno de alguns dos temas que norteiam a produção historiográfica museológica recente.

Data da defesa: 
sexta-feira, 12 Abril, 2024 - 10:00
Membros da Banca: 
Nelson Alfredo Aguilar - Presidente (UNICAMP)
Silvana Barbosa Rubino (UNICAMP)
Marcos Tognon (UNICAMP)
Rodrigo Otavio da Silva Paiva (UFES)
Ricardo Nascimento Fabbrini (SP)
Programa: 
Nome do Aluno: 
Luna Villas-Boas Lobão
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP