Este projeto de pesquisa tem o objetivo de compreender o fenômeno pop a partir da construção do ídolo musical moderno em programas televisivos destinados a isso - os reality shows musicais. Como se configuram as estratégias de seleção, idealização, promoção e acomodação deste no imaginário popular e a trajetória de concepção do que chamamos de popstar. Para tanto, nos debruçaremos na análise da importância, nos últimos anos, dos reality shows musicais para a formatação e construção do ídolo popmoderno. Nesse sentido, é importante salientar que analisaremos os reality shows nacionais, com foco no estudo do reality The Voice Brasil, por este apresentar um formato diferenciado de apresentação dos artistas em relação às demais atrações. Aliado a isso, analisaremos, também, a conformação de certa tendência da televisão, que seria atender a duas lógicas: a da competição, e a do hibridismo com outras mídias (nesse caso, a indústria da música, e nos últimos tempos, graças aos realities, a internet), percebendo as possíveis tensões que possam vir a existir na difusão de imagens e sons para um público consumidor, que agora também é ouvinte e tem poder de veto e definição dos que seguirão no programa, e do vencedor da atração.
A construção do ídolo pop em programas de reality show musical: sobre o The Voice Brasil
Data da defesa:
quarta-feira, 3 Julho, 2019 - 17:00
Membros da Banca:
Prof Dr José Eduardo Ribeiro de Paiva - Presidente
Profa Dra Rita de Cássia Lahoz Morelli - Titular
Profa Dra Márcia Regina Tosta Dias - Titular
Prof Dr Antonio Adami - Titular
Prof Dr Jose Roberto Zan - Titular
Prof Dr Michel Nicolau Netto - Suplente
Profa Dra Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel - Suplente
Prof Dr Antonio da Silva Camara - Suplente
Programa:
Nome do Aluno:
Anderson Eslie Leite de Oliveira
Sala da defesa:
Auditório II