A presente pesquisa toma como objeto a imagem e a escrita de um grupo de viajantes estrangeiros que visitaram a Colômbia durante o século XIX. Dois grandes eixos teóricos acompanham esta investigação. O primeiro deles trata da noção do viajante durante o século XIX enquanto o segundo toma a imagem como resultado da viagem, a qual é fonte central neste estudo. Nesse sentido, a partir de algumas obras, especialmente autorretratos, paisagens e retratos, examina-se a maneira como esses sujeitos históricos criaram importantes formas de se pensar enquanto viajantes, da sua relação com o território e geografia local e das revelações fornecidas pelas imagens acerca do encontro com o outro. Através de uma perspectiva teórica e metodológica interdisciplinar, pretende-se deslocar certas dicotomias analíticas que consideram a viagem, bem como as narrativas e produções visuais produzidas a partir dela por viajantes estrangeiros, como meros encontros de dominação cultural ou como formas alegóricas da identidade nacional. Busca-se, portanto, fundamentar e assentar a ideia de que essas obras devam ser entendidas como artefatos culturais e do pensamento, e que precisam ser lidas a partir de suas próprias formas políticas, histórias éticas e estéticas.
CONSTELAÇÕES VISUAIS: O OLHAR DO VIAJANTE NA COLÔMBIA DURANTE O SÉCULO XIX
Data da defesa:
quinta-feira, 28 Março, 2019 - 17:00
Membros da Banca:
Jorge Sidney Coli Junior - Presidente (Unicamp)
Yobenj Aucardo Chicangana Bayona (Universidade Nacional da Colômbia)
José Alves de Freitas Neto (UNICAMP)
Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)
Andre Luiz Tavares Pereira (UNIFESP)
Programa:
Nome do Aluno:
Alejandro Garay Celeita
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp
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