Esta dissertação é uma história social dos trabalhadores da construção da linha férrea entre Jundiaí e Campinas. O estudo aborda o período que vai desde a formação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, responsável pela linha, até a inauguração da ferrovia. Por se tratar de uma época em que liberdade e escravidão eram separadas por linhas tênues, esta pesquisa analisa a precariedade do trabalho livre empregado nos canteiros de obras. Nesse sentido, o descumprimento da legislação vigente referente à proibição do trabalho escravo em obras ferroviárias orienta parte deste trabalho e levanta apontamentos sobre como a influência política e econômica dos diretores da Companhia Paulista foi relevante na aquiescência do uso ilegal de trabalhadores que estavam na condição de escravizados. Por fim, este estudo também lança luz sobre o cotidiano dos operários construtores da ferrovia, na busca de explicar tanto as relações que foram estabelecidas entre os companheiros de empreitada quanto destes trabalhadores com os demais residentes das cidades no perímetro da construção.
A Companhia Paulista de Estradas de Ferro: construção e trabalho – 1870-1872
Data da defesa:
sexta-feira, 8 Junho, 2018 - 17:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. Fernando Teixeira da Silva (IFCH/UNICAMP) - Orientador
Prof. Dr. Claudio Henrique de Moraes Batalha (IFCH/UNICAMP) - Membro
Prof. Dr. Robério Santos Souza (UNEB) - Membro
Prof. Dr. Ricardo Figueiredo Pirola (IFCH/UNICAMP) - Suplente
Profa. Dra. Elciene Rizzato Azevedo (UEFS) - Suplente
Programa:
Nome do Aluno:
Tamires Sacardo Lico
Sala da defesa:
Sala da Congregação
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