Luz, imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (séc. XII-XIII)
Enviado por leandro em sex, 22/02/2019 - 11:14A presente pesquisa explora a possibilidade de estabelecer uma análise dos programas iconográficos dos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres, no contexto dos séculos XII-XIII, com ênfase nas representações marianas neles presentes, relacionando-as ao espaço sagrado. Tal procedimento aponta a importância do estudo da posição dos vitrais e sua relação com a iluminação, tendo como perspectiva as práticas de culto referentes às horas canônicas, bem como, as comemorações das festas marianas e a estrutura arquitetônica da catedral.
Para a organização dos procedimentos de análise e das reflexões teórico-metodológicas deste texto, trago o aporte do debate presente na historiografia relacionada à cultura visual medieval, cuja articulação envolve um percurso interdisciplinar entre história da arte, liturgia e teologia.
No desenrolar deste percurso, a reflexão sobre a cultura visual no medievo se pautará em três pontos: o elemento plástico, as práticas de culto (a liturgia) e a reflexão teórica (a teologia), que lhe conferem legitimidade.
Esta dissertação contempla três capítulos: o primeiro destina-se ao histórico da catedral - uma breve narrativa sobre a construção da catedral e sua ampliação, sendo que a atenção maior estará voltada para os vitrais (datação e restaurações).
O segundo capítulo prioriza o papel da imagem no espaço sagrado, no qual apresento a relação da arquitetura gótica com a metafísica da luz a partir da análise do pensamento de Dionísio Pseudo-Areopagita e de Suger de Saint-Denis.
No terceiro capítulo apresento a relação das horas canônicas dedicadas à Virgem, apontando como estas se fazem presentes nos vitrais da catedral de Chartres e como a questão da luminosidade se articula no campo imagético, teológico e litúrgico.