BRAVOS CITADINOS: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES DA TATUAGEM EM ESTAMPAS DE ATOR DO KABUKI DE UTAGAWA KUNISADA
Enviado por secr_pos_dhistoria em seg, 11/02/2019 - 16:56Apresentamos, nesta pesquisa, um estudo da tatuagem tradicional japonesa (horimono) a partir de sua representação em estampas xilográficas do período Edo (1603-1868), com foco na tópica de atores do teatro kabuki. A tatuagem foi, em meados do século XIX, popular ítem de moda citadina e acreditamos que este fenômeno teve relação com a sua divulgação nos palcos de kabuki, onde se uniu aos modos de encenação (kata) de um tipo de personagem chamado de otokodate. Este termo, traduzido em ocasiões diversas como "citadino heroico" ou "valentão das ruas", referia-se a homens da gente comum citadina que, em peças deste teatro, defendiam esta população contra os desmandos de samurais, os quais se utilizariam de seu prestígio na ordem social para promover opressão aos grupos hierarquicamente inferiores. Para realizar nosso estudo, baseamo-nos em pesquisa bibliográfica e análise de estampas do período Edo, com especial atenção a duas séries representando atores em situações imaginárias (mitate), realizadas pelo pintor Utagawa Kunisada (1786-1865) nas décadas de 1850 e 1860. O corpus de pesquisa foi elaborado com base, principalmente, no acervo de estampas japonesas do Museu de Belas Artes de Boston, com consulta auxiliar aos acervos do Memorial do Teatro Tsubouchi da Universidade de Waseda e da Coleção de Ukiyo-e da Universidade de Ritsumeikan.