A integração do imigrante italiano em Brás, Bexiga e Barra Funda (1924-1927)
Enviado por secr_pos_mhistoria em ter, 21/08/2018 - 09:21Brás, Bexiga e Barra Funda: Notícias de São Paulo (1927), livro de contos do escritor paulistano António de Alcântara Machado (1901-1935) tem como tema principal a vida de imigrantes italianos e ítalo-paulistas na cidade. Observar se essas personagens se integram ou não à sociedade brasileira, discutir hipóteses sobre os possíveis sentido políticos desta integração são os objetivos deste trabalho. O estudo parte da sistematização e interpretação de percursos dos ítalo-paulistas retratados no compêndio de contos, e segue com o acompanhamento da produção pública do autor, em diferentes veículos, a respeito do tema. Identificamos que Alcântara compartilhava do entendimento de uma particularidade paulista legada pelos bandeirantes, explicada por motivos geográficos e biológicos, que era lugar comum nos discursos políticos de interpretação do passado e presente da região - paralelos entre imigração dos séculos XIX e XX e o povoamento no período colonial eram constantes neste discurso. Percorremos a sua trajetória profissional nos momentos imediatamente anteriores e posteriores à produção do livro e no Jornal do Commercio de São Paulo, entre maio de 1924 e março de 1925, período ao fim do qual ele lançou a primeira versão de três dos contos que comporiam o volume de 1927 e manifestou publicamente o desejo de escrever uma obra sobre ítalo-paulistas. Em 1924 as discussões sobre políticas imigratórias e povoamento do solo nacional ganharam novo fôlego com o Johnson-Reed Act, responsável pelo endurecimento das leis de cotas para imigrantes que já existiam, e que acabou por proibir definitivamente a imigração de japoneses aos Estados Unidos e restringir ainda mais a imigração de italianos, espanhóis e imigrantes do leste europeu para este país. O potencial aumento da oferta de mão de obra para o Brasil decorrente desta lei repercutiu em questões nas quais o tema da capacidade de assimilação do imigrante eram centrais, como a composição do povo brasileiro e a manutenção da soberania nacional, ameaçada pela política imperialista de países de emigração como Japão, Alemanha e Itália. Essa preocupação foi intensificada com o levante tenentista ocorrido na cidade de São Paulo em julho do mesmo ano. Destacamos alguns artigos que entendemos como diretamente associados ao enredo de Brás, Bexiga e Barra Funda: entre eles Nacionalismo Extraterritorial, de Salles Oliveira e A César o que é de César, de Rangel Moreira, sobre imperialismo e protagonismo italiano no progresso de São Paulo, respectivamente. Um dos diferenciais desta pesquisa é inserir na sua série documental o acompanhamento extensivo do Jornal do Commercio, no qual Alcântara atuou como crítico de espetáculos, redator e diretor de redação, entre 1924 e 1925.