Mediananeras no Cinena e na Cidade: sensibilidades contemporâneas em El hombre de al lado (2009) e Medianeras (2011)
Enviado por secr_pos_mhistoria em qui, 18/01/2018 - 11:42Essa dissertação tem como objetivo investigar as relações entre o espaço urbano, a sociabilidade e as sensibilidades, marcadas por uma percepção de (in)adaptação ao espaço urbano na contemporaneidade. O tema foi alvitrado a partir de análises de dois filmes argentinos, El hombre de al lado, de Mariano Cohn e Gastón Duprat (2009), e Medianeras, de Gustavo Taretto (2011), que ao tematizarem dificuldades dos indivíduos em se relacionar socialmente, problematizam o descompasso entre estes e o meio urbano, sintetizado na abordagem da construção de ventanas nas medianeras – atitudes consideradas, nas narrativas, como práticas ilegais na cidade. O trabalho, a partir de uma chave simmeliana, parte de uma extensa bibliografia e procura pensar o indivíduo hipermoderno, e a hipermodernidade, assim como textos críticos sobre a Arquitetura Moderna e, sobretudo, Le Corbusier. Analisa também dois conjuntos de fontes: os filmes, discutindo comparativamente a abordagem do tema nas duas obras cinematográficas, atentando para as sensibilidades das personagens em contato com a arquitetura e seus contextos de produção; e os escritos técnicos de planejadores e arquitetos sobre os processos de densificação de Buenos Aires, ao lado da legislação referente às medianeras. A hipótese central é de que as linguagens artísticas se colocam criticamente diante das linguagens técnicas a partir do sintoma de inadaptação do indivíduo hipermoderno a projetos modernistas, discutindo-os enquanto efetivas soluções às questões da vida urbana.