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“Candida”: Missões e relações de gênero em um romance protestante no alvorecer do século XX

Em 1902, a missionária presbiteriana Mary Hoge Wardlaw publicou, pelo Presbyterian Committee of Publication, o romance intitulado “Candida; or, by a way she knew not. A story from Ceara”. Mrs. Wardlaw fora enviada ao Brasil em 1880 com seu esposo, o Reverendo De Lacey Wardlaw, onde permaneceram até o ano de 1901, tendo sido responsáveis pela instalação de igrejas presbiterianas nas cidades de Fortaleza, Mossoró e Baturité. A trama central do romance de Mary Wardlaw gira em torno da implantação de uma comunidade protestante na Província do Ceará durante a década de 1880, de modo a se inserir como uma forma de escrita missionária enquanto um gênero literário que encontrou guarida no meio protestante norte-americano ao enfatizar as missões transculturais. Apesar dos vários embates realizados nos púlpitos e em meio impresso durante a primeira metade do século XIX acerca da validade do romance com teor religioso, a segunda metade deste século e o princípio do século XX viram o romance religioso missionário lograr êxito, tornando-se um sucesso editorial, ganhando novas tramas na medida em que ocorria a expansão do movimento missionário e tendo extrema relevância no meio feminino, pelo fato de as mulheres terem se constituído como a maior parte de suas autoras e leitoras. Tomando esta obra literária enquanto fonte e objeto de pesquisa, nosso problema girou em torno do fato de ter sido uma obra escrita por uma missionária protestante com bastante ênfase dada a personagens femininas, das quais buscamos perceber se “Candida” constituiu-se como um espaço privilegiado utilizado por Mary Hoge Wardlaw na construção de uma série de formulações a respeito do modo como percebia o mundo que lhe rodeava. Nosso objetivo foi discutir de que modo uma obra literária, vista enquanto um romance missionário-protestante, inseriu-se em um contexto que, ao mesmo tempo, trazia questões de extrema relevância às missões protestantes no Brasil e nos Estados Unidos, e às relações de gênero no seio das comunidades protestantes norte-americanas do princípio do século XX. Para tal, debruçamo-nos sobre o romance de Mrs. Wardlaw não para desenvolver um trabalho de crítica literária, mas, sim, tendo por pressuposto a articulação entre literatura e história, enfocando as relações de gênero entrelaçadas às práticas missionárias protestantes. O resultado de tal abordagem aponta para um arcabouço de práticas e visões de mundo desenvolvido em um contexto de intensas transformações nas perspectivas de papeis atribuídos a homens e mulheres (casadas e solteiras) no âmbito das missões transculturais protestantes no alvorecer do século XX.

Data da defesa: 
quarta-feira, 7 Fevereiro, 2018 - 16:00
Membros da Banca: 
Eliane Moura da Silva
Rui Luis Rodrigues
Marcos Aparecido Lopes
Leonildo Silveira Campos
Margarida Fátima Souza Ribeiro
Programa: 
Nome do Aluno: 
Sergio Willian de Castro Oliveira Filho
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses
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