Feminicídios no Brasil, uma proposta de análise com dados do setor de saúde
Enviado por secr_pos_demografia em qua, 14/06/2017 - 16:03A pesquisa de tese se propôs a investigar a mortalidade feminina por feminicídios no Brasil, com dados de saúde de 1996 a 2014. Como feminicídios são entendidos os óbitos femininos que tenha relação com a opressão de gênero contra mulheres, para os objetivos da tese foram compreendidos os feminicídios em três categorias: os reprodutivos, ligados as mortes por aborto, os domésticos, ligados às violências letais no espaço da residência ou relações familiares e/ou conjugais, e os sexuais, ligados às violências letais com evidencia de violência sexual.
Esse entendimento é fruto de trabalho de estudo da arte do conceito de Feminicídios, estudo do diferencial de sexo na mortalidade geral, e abordagem histórico social para as opressões de gênero e suas tipologias de violência.
O estudo empírico tomou como base de dados os registros da saúde, especificamente informações de bases da saúde, as Autorizações de Internação Hospitalares (AIH/SUS); Declarações de óbito (DO/SUS); e as Fichas de Notificação compulsória da violência sexual e doméstica contra mulheres do SUS.
Como metodologia opta-se por produção de dados sobre mortalidade proporcional, taxas de mortalidade específicas norteadas por três grupos etários: 0 a 14 anos, 15 a 49 anos, 50 anos e mais.