BICHO DE SETE CABEÇAS: A CRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

O compromisso firmado internacionalmente pelo governo brasileiro no controle do plantio, uso e venda da Cannabis é o ponto de partida para o bicho de sete cabeças que se tornaria a política de drogas no país. O objetivo desta tese foi entender como a nova política se atrelou às práticas repressivas anteriormente estabelecidas no Brasil e incidiu sobre a vida das pessoas que se tornaram alvo de suas penalidades. Para isso, foram percorridos dois caminhos que estão indicados pelas duas partes que organizam o texto. A primeira delas, voltada para as décadas anteriores à criminalização, segue as pistas dos jornais e revistas de circulação nacional a fim de entender como as classes letradas manejavam os diferentes nomes da planta conforme os seus próprios interesses de consumo da planta e de controle sobre a população negra. Já a segunda parte se debruça sobre a cidade do Rio de Janeiro durante as primeiras décadas após a proibição. O cruzamento dos periódicos com os documentos judiciários e administrativos do então Distrito Federal revela como se deu a atuação policial naquele momento e qual o perfil e as trajetórias dos suspeitos levados à delegacia e à Casa de Detenção. Destacam-se o acirramento do combate às religiões de matriz africana, a mudança nos usos, na economia e nos significados coletivamente atribuídos a erva, o constante policiamento dos bairros de trabalhadores pobres na região portuária e no Morro da Favela e uma população carcerária incursa em seus dispositivos masculina majoritariamente descrita como preta e parda. Revela, enfim, como o racismo e a eugenia denunciados pela literatura proibicionista dos anos anteriores se traduziram na definição que as autoridades fariam sobre o conjunto de pessoas que deveria pagar o preço da nova política.

Data da defesa:
terça-feira, 15 Agosto, 2023 - 14:00
Membros da Banca:
Claudio Henrique de Moraes Batalha - Orientador (UNICAMP)
Lucilene Reginaldo (UNICAMP)
Maria Clementina Pereira Cunha (UNICAMP)
Gabriela dos Reis Sampaio (UFBA)
Henrique Soares Carneiro (USP)
Programa:
Nome do Aluno: