Arte e transgressão em Edgar Wind - Um estudo sobre a armadura conceitual e recepção de Art and Anarchy (1963)

Esta dissertação tem por objeto a obra Art and Anarchy, publicada em 1963, da autoria de Edgar Wind (1900-1971), intelectual alemão radicado nos Estados Unidos e posteriormente no Reino Unido, cuja carreira intelectual trafegou entre as áreas da epistemologia, estética, história da arte e da cultura. O livro – resultado de um ciclo de seis conferências de trinta minutos realizadas para a rádio BBC em 1960 nas anuais Reith Lectures – trata da relação entre a arte e as forças anárquicas da imaginação humana em meados do século XX. Para este fim, avança-se uma crítica do pensamento artístico ocidental moderno a partir de uma análise das diversas forças históricas que o conformaram. Wind, que se notabilizou sobretudo por seus estudos sobre a arte do Renascimento italiano, retratística inglesa do Setecentos e filosofia da ciência, apresenta em Art and Anarchy uma visão multifacética da arte que lhe era contemporânea, cujo vigor crítico procede de seu ponto de vista heterodoxo: segundo ele, a experiência artística moderna resulta de um processo de marginalização em relação ao centro da vida humana que se origina no início do Oitocentos. Tal abordagem, inusual ou inexistente entre os estudiosos de sua geração que se ocuparam de questões atinentes à Tradição Clássica, é expressiva do amplo campo de interesses de Edgar Wind e de sua prática heurística essencialmente adisciplinar. A dissertação compõe-se dois eixos principais: (1) a tradução e notação de Art and Anarchy, objetivando tornar a obra acessível em português e explicitar para o leitor as numerosas referências implícitas do texto; (2) um estudo sobre a biografia intelectual de Edgar Wind, o contexto histórico da produção de suas Reith Lectures e a armadura conceitual de Art and Anarchy. Trata-se, portanto, de situar as análises da obra no âmbito das obras anteriores de Wind e de seu horizonte de erudição, de modo a avaliar em que medida essas conferências dialogam com as linhas mestras de seu pensamento ou oferecem, ao contrário, uma incursão tardia e relativamente isolada de seu discurso crítico.

Data da defesa: 
segunda-feira, 25 Setembro, 2017 - 17:00
Membros da Banca: 
Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho (IFCH/UNICAMP) - Orientador
Prof. Dr. Cassio da Silva Fernandes (UNIFESP) - Membro
Profa. Dra. Patricia Dalcanale Meneses (IFCH/UNICAMP) - Membro
Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias (IFCH/UNICAMP) - Suplente
Prof. Dr. Jens Michael Baumgarten (UNIFESP) - Suplente
Programa: 
Nome do Aluno: 
Ianick Takaes de Oliveira
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses

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