Arte Povera: vozes em disputa

A presente dissertação tem como objetivo analisar as disputas narrativas em torno da passagem da arte povera – categoria crítica no final dos anos 1960 – à Arte Povera – manifestação artística consolidada no sistema de arte contemporânea. Para tal, este estudo se concentra em dois eixos, o primeiro é a análise de textos de Germano Celant e de outros autores que contestam seu monopólio interpretativo, como Giovanni Lista e Piero Gilardi. Procuramos, assim, levantar vozes distintas e analisar as diferenças no que se refere à conceitualização da arte povera. O segundo consiste no estudo de caso da exposição Identité Italienne: l’art en Italie depuis 1959 (Centre Pompidou, 1981), na qual a Arte Povera aparece associada à identidade italiana. Assim, pretende-se compreender de que maneira Celant criou, através desta exposição, um discurso sobre a história e identidade da arte italiana contemporânea enquanto legitimador da institucionalização da Arte Povera.

Data da defesa: 
quinta-feira, 18 Novembro, 2021 - 13:00
Membros da Banca: 
Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias (Presidente) (Orientador)
Dr. Sérgio Bruno Guimarães Martins (PUC/RJ) - Membro Titular
Dr. Marco Antonio Pasqualini de Andrade (UFU) - Membro Titular
Dra. Fernanda Ferreira Marinho Camara (UNIFESP) - Membro Suplente
Profa. Dra. Patricia Dalcanale Meneses (IFCH/UNICAMP) - Membro Suplente
Programa: 
Nome do Aluno: 
Gabrieli Priscila Simões
Sala da defesa: 
https://youtu.be/aED5WFYXz44