Esta tese se propõe a investigar questões da produção artística de Amilcar de Castro a partir de um período específico de sua trajetória. Depois de contemplado pela Bolsa Guggenheim, em 1967, muda-se para os Estados Unidos e lá se depara com o surgimento e consolidação da Minimal Art, o que o leva a fazer comparações com o Neoconcretismo brasileiro. A pesquisa trata do Neoconcretismo, do Minimalismo, da repercussão da 8ª Bienal de São Paulo, que apresentou obras de artistas ligados ao Minimalismo ao público brasileiro, da estadia de Amilcar e demais artistas brasileiros em solo norte-americano e do debate e dificuldades de comparações entre Neoconcretismo e Minimalismo.
Data da defesa:
quinta-feira, 30 Junho, 2022 - 14:00
Membros da Banca:
Nelson Alfredo Aguilar - Orientador (UNICAMP)
Patricia Dalcanale Meneses (UNICAMP)
Maria de Fatima Morethy Couto (UNICAMP)
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago (UFJF)
Rodrigo Otavio da Silva Paiva (UFES)
Programa:
Nome do Aluno:
Elias Perigolo Mol
Sala da defesa:
Sala LabMet2 - IFCH - UNICAMP