O objetivo da tese A África no Brasil: Encontros e tensões na trajetória de músicos africanos no campo musical brasileiro sob orientação de Liliana Rolfsen Petrili Segnini, desenvolvida no doutorado em Ciências Sociais, é analisar o campo musical brasileiro considerando as relações sociais em seus múltiplos aspectos envolvendo racismo, relações de trabalho, aspectos migratórios, os encontros e as tensões entre musicistas africanos, brasileiros e outros estrangeiros no país. Isto significa investigar as narrativas dos imigrantes acerca do que compreendem por música africana e as redes colaborativas profissionais desenvolvidas no campo da música entre distintos atores. Para tanto levanto as seguintes questões: Qual é a concepção de música africana para artistas imigrados de países selecionados nesse continente e agora residentes no Brasil? Em que condições de relações profissionais, a música africana é incorporada entre músicos brasileiros e estrangeiros, no mercado musical no país? Qual o valor pago ao trabalho destes artistas imigrantes no Brasil? O fenômeno nos permite compreender os seguintes objetivos específicos: 1) A desigualdade racial no mundo do trabalho musical e sua relação com as taxionomias raciais; 2) O universo simbólico, as narrativas e as formas plurais de resistência dos musicistas neste universo; 3) A estruturação internacional do campo musical no Brasil, a partir de diferentes trajetórias.

Data da defesa:
quarta-feira, 3 Abril, 2024 - 14:00
Membros da Banca:
Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Orientadora (Unicamp)
Isadora Lins França ( Unicamp )
Marcos Roberto Mariano Pina ( UFSCar )
Derek Parkman Pardue ( Universidade de Aarhus )
Rose Satiko Gitirana Hikiji ( USP )
Silvia Cristina Zelaya ( UFRGS )
Nome do Aluno:
Willians de Jesus Santos