Pular para o conteúdo principal

Cine Pagu - 'Desafios éticos contemporâneos: entre desejos, afetos e assédios'

IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP

Cine Pagu - 'Desafios éticos contemporâneos: entre desejos, afetos e assédios'

O Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) convida todas e todos para o Cine Pagu 'Desafios éticos contemporâneos: entre desejos, afetos e assédios', dias 27 e 28 de novembro, no IFCH.
Esta edição especial do CinePagu (em atividade desde 2009) une quatro diferentes áreas: cinema (arte), pesquisa, ensino e o cultivo de uma cidadania plena e democrática. Traz para reflexão conjunta as múltiplas formas de indagarmos sobre a tensa e necessária configuração das fronteiras entre desejos e assédios que perpassam as relações de gênero no mundo contemporâneo.
Programação
Dia 27/11/2018
Manhã09:00 às 12:00hs.Auditório I Fausto Castilho - IFCHMesa I - Questões éticas e estéticas na delimitação e caracterização da violação, abusos e assédios sexuais do ponto de vista das lutas e conquistas históricas do feminismo local e internacional.Coordenação da mesa: Josianne Cerasoli (IFCH/Unicamp)Convidados: Rafaela Vasconcelos (UFMG)Mônica Campos (INHIS/UFU)Karla Bessa (Pagu/Unicamp)
Tarde14:00 às 17:00hs.
Auditório I Fausto Castilho - IFCHSessão Filme-Debate Filme: Girl Fact: a guide to surviving sex slavery
Debatedores: Janaína Oliveira (Fórum Itinerante do Cinema Negro)
Gilberto Alexandre Sobrinho (IA/Unicamp)Filme1: Girl Fact: a guide to surviving sex slaveryDireção: Maël G. Lagadec (17min. 2016)Sinopse : No leste da República Democrática do Congo, o estupro tem sido utilizado como estratégia de guerra há mais de quinze anos. Martha escreve então um guia de sobrevivência à escravidão sexual para outras garotas adolescentes.Filme 2: Untold story (lançamento no Brasil)Diretor: Ruda SantosAno de Produção: 2018/ Londres- 28min.Sinopse: Baseado em um livro de inventário de várias histórias de assédio, o filme aborda a narrativa de vários homens negros (jovens) em Londres e Nova Iorque que sofreram abusos e assédios sexuais em suas infâncias ou início da juventude.
Sessão noturna 19:30 às 21:00hsAuditório I Fausto Castilho - IFCHFilme: Precisamos Falar sobre AssédioDocumentário, longa-metragem, 80', Cinemascope, 2016Sinopse: Na semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar. São relatos de mulheres de 14 a 85 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, com diferenças e semelhanças na violência que acontece todos os dias e pode se dar dentro de casa, em um beco escuro ou no meio da rua, à luz do dia. No filme, temos uma amostra significativa deles. Nos depoimentos puros, sem qualquer tipo de interlocução ou entrevista, acompanhamos um desabafo, um momento íntimo ou a oportunidade de falarem daquilo pela primeira vez.Direção: Paula Sacchetta (Brasil, 2015)
DIA 28/11/2018
Manhã09:00 às 12:00hsAuditório I Fausto Castilho - IFCHMesa II- #chegadefiufiu , #mexeucomumamexeucomtodas - Espetacularização midiática das violências e assédios sexuais- estratégia e/ou captura política?Coordenação da mesa: Camila Godoy (feminista trans- grupo Trans-tornar- Jundiaí)Convidadas:Claudia Lago (ECA-USP)Mariana Baltar (UFF)Iara Beleli (PAGU/Unicamp)
Tarde14:00 às 17:00hs.Casa do Lago UnicampSessão Fílmica Filme: Chega de Fiu-FiuDireção: Fernanda Frazão, Amanda KamanchekBrasil, 2018 Sinopse: Por meio de imagens coletadas por câmeras escondidas, o filme acompanha o dia a dia de três mulheres com vidas distintas, vendo como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Especialistas discutem o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para uma questão fundamental: se as cidades foram feitas para as mulheres.
Conversa com Mariana Baltar e com Helen Santos Aguiar (Pretas InCorporações)