Pular para o conteúdo principal
MINICURSO

Ciclo Permanente de Formação e Extensão do PPGCP-Unicamp - MINICURSO

  • Eventos
  • Programa de Ciência Política
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP
  • Raissa Wihby Ventura
    Organizador

Ciclo Permanente de Formação e Extensão do PPGCP-Unicamp - MINICURSO

Ciclo Permanente de Formação e Extensão do PPGCP-Unicamp

O minicurso Introdução à Estimação de Impacto para Cientistas Sociais integra o Ciclo Permanente de Formação e Extensão do PPGCP-Unicamp.

O curso será realizado de 21 a 25 de setembro, das 14h às 16h30, em sala ainda a definir. As inscrições estarão abertas até 7 de setembro, e as vagas são limitadas. As pessoas selecionadas participarão também de um curso preparatório, realizado entre os dias 14 e 18 de setembro.

O minicurso oferece uma introdução intensiva à estimação de efeitos causais nas ciências sociais, com ênfase na intuição, nos pressupostos de identificação e na interpretação dos resultados. Serão abordadas estratégias amplamente utilizadas na pesquisa aplicada, como ajustes por variáveis de controle, variáveis instrumentais, diferenças em diferenças e regressão em descontinuidade. A proposta é ampliar a autonomia das pessoas participantes para avaliar criticamente pesquisas empíricas, aplicar versões básicas dessas técnicas e discutir possíveis desenhos para seus próprios projetos de pesquisa.

O minicurso será ministrado pelo professor Thiago Scarelli, Senior Lecturer no Departamento de Economia da Universidade de Oxford. Sua pesquisa utiliza experimentos de campo e modelos estatísticos para estudar mercados de trabalho, proteção social e administração pública em países em desenvolvimento.

O curso preparatório será ministrado por Níkolas de Camargo Pirani, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp. Níkolas possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialização em Estatística Aplicada pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Informações essenciais

Minicurso: 21 a 25 de setembro
Horário: 14h às 16h30
Local: sala a definir
Curso preparatório: 14 a 18 de setembro
Inscrições: até 7 de setembro
Vagas: limitadas