
Encontro Anual do INCT-INEU - Brasil e Estados Unidos: aspectos de uma relação multiforme
Andrei KoernerOrganizador
Encontro Anual do INCT-INEU - Brasil e Estados Unidos: aspectos de uma relação multiforme
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) promove seu Encontro Anual 2025, com o tema “Brasil e Estados Unidos: aspectos de uma relação multiforme”, em formato online no dia 03/12 e híbrido nos dias 04 e 05/12, com atividades presenciais no Auditório do IPPRI — Praça da Sé, 108, 7º andar, São Paulo —, além de transmissão aberta em www.youtube.com/inctineu. O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IFCH Unicamp.
A programação reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras para discutir as múltiplas camadas da interação política, econômica e estratégica entre os dois países. O primeiro dia (03/12) será dedicado à apresentação online de pesquisas, com mesas que abordam realinhamentos nas relações Brasil–EUA, disputas comerciais, tensões geopolíticas envolvendo Rússia, Irã, Golfo e Ucrânia, além de debates sobre hegemonia norte-americana e redes transnacionais de influência.
03 de dezembro — Sessões Online
A manhã de abertura (09h–11h) apresenta a mesa “Os Estados Unidos nas relações comerciais e estratégicas internacionais”, com trabalhos que analisam o papel norte-americano no sistema multilateral de comércio, o impacto da Guerra da Ucrânia, a relação EUA–Rússia no novo ciclo geopolítico e possíveis realinhamentos entre Irã e países do Golfo.
Na sequência, das 11h às 13h, ocorre a mesa “Realinhamentos nas relações entre Brasil e Estados Unidos”, com estudos sobre o alinhamento diplomático brasileiro na ONU durante o governo Bolsonaro, a influência da rede Atlas na reprodução de agendas conservadoras, o reposicionamento de Brasil e Israel na ordem liberal e os dilemas da política externa diante de Trump e Maduro.
À tarde (14h–16h), será apresentada a pesquisa sobre o encontro Lula–Trump e a percepção de eleitores em grupos de WhatsApp, com exposição de resultados experimentais e comentários de especialistas em comportamento político e opinião pública. Em seguida, ainda no dia 03, ocorre a apresentação do Laboratório Multiusuários do IPPRI, com destaque para ferramentas de apoio à pesquisa e infraestrutura disponível aos integrantes do INEU.
04 de dezembro — Debates híbridos e conferência de abertura
A programação presencial inicia às 8h30 com a mesa “Brasil–Estados Unidos: aspectos de uma relação assimétrica”, coordenada por Samuel Soares, abordando economia, infraestruturas estratégicas, relações militares e tensões entre democracia e direitos humanos nas agendas bilaterais.
Às 11h, o evento recebe a Conferência de Abertura com o Embaixador Audo Faleiro, que discutirá os rumos da política externa entre os dois países.
No período da tarde (13h30–15h30), a mesa “América Latina e os múltiplos desafios impostos pelo Governo Trump” examina relações com o México, rivalidade com a China e os reposicionamentos estratégicos no continente, com análises sobre o impacto da política norte-americana na América do Sul.
Mais tarde (16h–18h), a mesa “Brasil–Estados Unidos no contexto da reconfiguração da ordem política e da rivalidade hegemônica global” reúne pesquisadores para debater estratégia internacional, política externa brasileira, disputas hegemônicas e meio ambiente como eixo de confronto geopolítico.
Às 18h, o encontro promove o lançamento de livros, com destaque para A Raiz das Coisas: Rui Barbosa, As relações Brasil-Estados Unidos no Século XXI e A Volta de Trump, de Sebastião Velasco e Cruz e Neusa Bojikian, ambos da Unicamp.
05 de dezembro — Encerramento e cenários futuros
A manhã se inicia às 8h30 com a mesa “Os instrumentos da potência e as condições de seu emprego”, abordando sanções econômicas, lawfare, contramedidas jurídicas e aplicação extraterritorial de leis norte-americanas — temas centrais para compreender a disputa de poder global.
Das 10h30 às 11h45, o debate “Jogo de dois níveis duplicado: crise de um relacionamento secular — cenários” reúne pesquisadores para projetar futuros possíveis para as relações Brasil–EUA diante da reconfiguração do sistema internacional.
O evento encerra-se às 12h com a Conferência de Monica Hirst (UERJ), referência no campo das relações internacionais e nos estudos sobre política externa norte-americana.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) é um empreendimento inédito no Brasil, voltado à produção e difusão conhecimento qualificado sobre os mais diversos aspectos da realidade desse país, suas políticas e o impacto das mesmas no sistema internacional.
Criado em 2009, como parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia — iniciativa do CNPq, em parceria com a CAPES e agências estaduais de fomento científico — o INCT-INEU recebe forte apoio da FAPESP, que responde por 50% dos recursos públicos investidos nos INCTs sediados no estado de São Paulo.
Organizado em rede, o INCT-INEU conta com ampla equipe multidisciplinar de pesquisadores (cerca de 80, dos quais 80% Doutores), que atuam em 17 Universidades brasileiras (além da Unicamp, que é a instituição sede atualmente, as instituições, por ordem alfabética, são: PUC-RJ, PUC-SP, UERJ, UEPB, UFGD, UFGO, UFPB, UFPE, UFRGS, UFSC, UFU, UNB, UNESP, UNIFESP, UNILA, USP), além de um centro de pesquisa de grande tradição nas Ciências Sociais brasileiras, o CEDEC.