Pular para o conteúdo principal
--

Cinema, Arquivo e Tempo

  • Eventos
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP

Cinema e Arquivo nas interfaces da Pesquisa Histórica

Cinema e Arquivo na produção cinematográfica campineira

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-Unicamp) sedia a realização do evento CINEMA, ARQUIVO, TEMPO, a realizar-se no dia 26 de novembro de 2025, no Auditório Marielle Franco (Prédio da Graduação).

O evento será uma oportunidade para discutir questões relacionadas à história do cinema em Campinas, e contará com a exibição de duas produções cinematográficas campineiras. Será abordado também o caso do conjunto documental da Cine Produtora Campineira e da produção de seu filme "Fernão Dias".

O conjunto foi foco das atividades de Estágio Supervisionado do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp realizadas pelos alunos Letícia Teixeira Carnevalli, Hugo Vilamaior Taboga, Talita Rodrigues dos Santos, Camilla Brandão Lent e Lucas Calixto Hara. 

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar o processamento técnico-arquivístico dos documentos, além de desenvolverem a curadoria de uma exposição virtual sobre o tema. Na ocasião, Vitória Andrade Freitas, bolsista do CMU e aluna de graduação do curso de Midialogia, apresentará sua pesquisa sobre o filme "Fernão Dias", sob orientação da Profa. Dra. Iara Lis Schiavinatto.

Programação:


9h30 - 12h: Cinema e Arquivo na produção cinematográfica campineira

Cinema Campineiro: revisão histórica - Dra. Sônia Aparecida Fardin

Exibição de "Caipiras nas telas" - Gustavo Padovani


Exibição de “Escombros” - Cláudia Bortolato e Fabrício Borges

 

14 - 17h: Cinema e Arquivo nas interfaces da Pesquisa Histórica

Cinema, História e Arquivo - Profa. Dra. Iara Lis Schiavinatto (IA) e Profa. Dra. Cristina Beskow (IA)

Cine Produtora Campineira: tratamento técnico de um arquivo de cinema - Letícia Teixeira Carnevalli, Hugo Vilamaior Taboga, Talita Rodrigues dos Santos, Camilla Brandão Lent, Lucas Calixto Hara (IFCH)


Cine Produtora Campineira: documentário - Vitoria Andrade Freitas (IA)

Serviço:
data - dia 26 de novembro de 2025, das 9:30 às 17h
Local: Auditório Marielle Franco, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
As inscrições são gratuitas e haverá certificação aos participantes. 


Auditório Marielle Franco
Rua Cora Coralina, nº 100
Unicamp
Campinas/SP