
Operação Escudo é tema de oficina metodológica e debate público no IFCH
EVANDRO CRUZ SILVAOrganizador
Operação Escudo é tema de oficina metodológica e debate público no IFCH
O IFCH Unicamp recebe no dia 12 de novembro duas atividades dedicadas à reflexão crítica sobre a violência policial no Brasil promovidas pelo Departamento de Sociologia. Os eventos integram a agenda de pesquisa e extensão do projeto Operação Escudo, que chega a dois anos de investigação sobre as dinâmicas e impactos da letalidade policial no estado de São Paulo.
A programação se inicia às 9h30, na Sala Multiuso do IFCH, com a Oficina Metodológica “Como trabalhar com dados sobre violência policial”, ministrada por Luciana Fernandes, professora de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atividade tem mediação de Marina Ribeiro (Unicamp) e coordenação de Evandro Cruz Silva (Unicamp), e propõe discutir os desafios metodológicos, éticos e políticos envolvidos na coleta e análise de informações sobre ações policiais, especialmente em contextos marcados por chacinas e operações de alta letalidade.
À noite, às 19 horas, no Auditório Marielle Franco, ocorre o evento “Dois anos da Operação Escudo: chacinas e formas de controle da violência policial”, que marca o lançamento público do relatório da pesquisa. A mesa de debate contará com Luciana Fernandes, coordenadora do estudo, Claudinho Silva, ex-ouvidor de polícia de São Paulo durante o período da operação, e Camila Vedovello, professora de Sociologia da Unicamp. A atividade pretende discutir os achados do relatório e refletir sobre mecanismos de controle, responsabilização e enfrentamento da violência de Estado.
A organização é do professor Evandro Cruz Silva.
