Pular para o conteúdo principal
Cemi

Migração e Direitos Humanos: uma conversa sobre resistência e solidariedade

  • Comunicação
  • Eventos
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP
  • DENISE MONZANI DA ROCHA
    Organizador

Migração e Direitos Humanos: uma conversa sobre resistência e solidariedade

O Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI realiza, no dia 11 de novembro, o encontro Migração e Direitos Humanos: uma conversa sobre resistência e solidariedade, das 15h às 17h, no Vão do PB (Ciclo Básico II).

A atividade integra uma mobilização internacional proposta pela Rede Global de Estudiosos das Migrações (Global Studies Network – GSN), que convoca instituições e pesquisadores ao redor do mundo a manifestarem apoio público às pessoas migrantes e refugiadas, frequentemente alvo de ataques e discriminações, e também aos pesquisadores da área, que vêm sofrendo ameaças por defenderem a liberdade de movimento e migração.

Diante da crescente criminalização global da migração, este evento convida a comunidade da Unicamp e os movimentos locais a se solidarizar com os migrantes e aqueles que resistem à exclusão e à expropriação. Os discursos de direita em todo o mundo estão transformando os migrantes em bodes expiatórios dos problemas sociais — uma narrativa que também ecoa no Brasil, onde migrantes, refugiados e comunidades negras e indígenas enfrentam diariamente manifestações de racismo, xenofobia e negligência institucional. Em um momento em que vendedores ambulantes migrantes são perseguidos nas cidades brasileiras, territórios indígenas estão sob ataque e pessoas negras continuam sendo os principais alvos da violência estatal, devemos unir forças para afirmar que todas essas lutas estão interligadas. 

Este encontro coletivo será uma oportunidade para estudantes, educadores, trabalhadores e ativistas se engajarem em diálogo e reflexão. Membros da universidade do Afeganistão, Angola, Colômbia, Egito, Haiti, Palestina e Síria, bem como membros dos movimentos negro e indígena da universidade, estarão presentes. Primeiro, apresentaremos o chamado à ação global em defesa da migração. Em seguida, haverá uma manifestação artística. Depois, realizaremos um debate com base em notícias recentes sobre migração. Por fim, abriremos espaço para o compartilhamento de histórias e outras manifestações democráticas.

O encontro propõe um espaço aberto de reflexão, solidariedade e expressão artística, reunindo diferentes vozes e perspectivas sobre o tema. A programação inclui abertura às 15h, seguida de uma manifestação artística (15h15), roda de conversa (15h30) e microfone aberto (16h30), incentivando a participação do público e o compartilhamento de experiências e posicionamentos.

A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. Interessados podem confirmar presença pelo link: https://forms.gle/WrWQ4PwxTjEPYtDH7.