
Marxismo e luta de ideias: 21 anos de Cadernos Cemarx
Marxismo e luta de ideias: 21 anos de Cadernos Cemarx
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em parceria com o Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), realiza nos dias 12 e 13 de novembro de 2025 o evento Marxismo e luta de ideias: 21 anos de Cadernos Cemarx, no Auditório Fausto Castilho.
A atividade celebra mais de duas décadas da revista Cadernos Cemarx, periódico que se consolidou como uma das principais referências brasileiras em pesquisa marxista e crítica social, abrindo espaço para o diálogo entre gerações de pesquisadores e temas centrais da teoria marxista contemporânea.
A programação está organizada em três mesas temáticas. A Mesa 1, “Cadernos Cemarx: 21 anos de tradição e pesquisa marxista”, será realizada no dia 12/11, das 15h às 17h, com a participação de Armando Boito, Murilo Van der Lann, Octávio Del Passo e Sandra Zarpelon.
No mesmo dia, das 19h às 21h, acontece a Mesa 2, com o lançamento do dossiê “100 anos de Clóvis Moura”, reunindo Agnus Lauriano, Christian Ribeiro, Elisângela Lima e Gabriel Rocha.
Encerrando a programação, no dia 13/11, das 19h às 21h, será realizada online a Mesa 3, com o lançamento da chamada do Dossiê 2026: “Análises marxistas sobre a China: a transição no centro do debate”, com exposições de André Barbieri, Diego Pautasso e Jorge Almeida.