Salvar o objeto técnico hoje?
- Pedro Peixoto FerreiraOrganizador
Salvar o objeto técnico hoje?
O Grupo de Estudos Gilbert Simondon (GrEGS) promove no dia 14 de outubro às 15h na Sala Multiuso, a mesa-redonda “Salvar o objeto técnico hoje?”.
Inspirado na reflexão do filósofo francês Gilbert Simondon, que em Du mode d’existence des objets techniques (1983) defendeu que “há algo de humano no objeto técnico, e que esse humano alienado pode ser salvo, desde que sejamos benevolentes com ele”, o encontro propõe debater as possibilidades de “salvação” desse humano diante da crescente digitalização da vida e da “inflação” de objetos técnicos no mundo contemporâneo.
Participam da mesa os pesquisadores Pedro P. Ferreira (DS/IFCH), Evandro Smarieri (PPGS/IFCH) e Rafael Gonçalves (PPGCS/IFCH), que discutirão transversalidades e disjunções entre vida eletrônica, agricultura de precisão e aprendizado de máquina. A atividade conta com apoio da Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão do IFCH e promoção do Departamento de Sociologia, PPGS, PPGCS, IFCH e Unicamp. O evento é aberto ao público interessado.
