Pular para o conteúdo principal
EHA

XIX Encontro de História da Arte

  • Comunicação
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP

XIX Encontro de História da Arte

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recebe, entre os dias 15 e 17 de setembro, o XIX Encontro de História da Arte, que nesta edição propõe uma reflexão sobre o tema Materiais e Materialidade.

A proposta é discutir como a atenção à matéria, à agência dos materiais e às experiências sensoriais tem transformado os estudos da área e aberto novas possibilidades metodológicas. De Vasari ao material turn contemporâneo, as mesas e debates do encontro pretendem explorar os desafios e caminhos que se colocam para a disciplina.

O Encontro de História da Arte da Unicamp é um evento anual organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH e se consolidou como um espaço de diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições do país.

Ao dizer a um observador externo que os materiais só recentemente ganharam protagonismo na produção em História da Arte, é provável que a reação fosse: "mas coisas, objetos, construções — não é o que vocês sempre estudaram?" . Afinal, somos ou não aqueles que investigam quadros, desenhos, gravuras, esculturas, relevos, vitrais, edificações, jardins, móveis, cerâmicas, vestimentas, acessórios, fotografias, filmes, instalações, ready-mades? Evidente que também são do nosso escopo as pessoas que criam as obras, os textos que estabelecem critérios que orientam ou tensionam a criação, os projetos e os esboços para que tal produção aconteça, os modos pelos quais se constituem coleções, mercados, instituições, entre outros aspectos. Mas hora ou outra, o fato que de que muitos de nós lidam com coisas costuma se impor no imaginário exterior
à disciplina. Para quem a adentra, ao contrário, muitas vezes é quase impossível se desvincular da preocupação principal com a ideia, a representação, o símbolo, o projeto intelectual do artista. Talvez por conta desta ambivalência é que as discussões e desafios metodológicos advindos dos estudos de cultura material tenham florescido em muitos outros campos das Humanidades antes de seu impacto na História da arte ser considerável. 

Poderíamos evocar as raízes desse distanciamento da materialidade da obra de arte nas próprias origens míticas da disciplina. Em Vidas de Artistas (1550/1568), Giorgio Vasari apresenta sua defesa do designo como ponto de partida da criação artística, determinando que este “procede do intelecto”, restando à mão apenas a habilidade para torná-lo visível. Diversos processos teóricos correlatos contribuíram para que isso se estabelecesse como uma linha de compreensão sobre a obra de arte que permaneceu. Um exemplo é o longo esforço de diferenciação entre arte e artesanato, permeado pela preocupação em evitar que a natureza ordinária dos objetos cotidianos maculasse o campo da História da arte, supostamente comprometido com a discussão mais elevada sobre a imagem e seus significados.


Nomes fundamentais tocaram a questão em outros momentos. A materialidade foi mobilizada pelo pensamento de autores tão diversos como Riegl, Benjamin, Baxandall, Latour, entre outros. No entanto, o chamado material turn propõe nos últimos anos mudanças significativas. Mobilizamos para a identidade visual do XIX Encontro o Perseu de Cellini (feito entre 1545 e 1554), referência à abordagem do material no trabalho de Michael Cole, e, portanto, dessas possibilidades metodológicas nos estudos do Renascimento, um dos espaços mais tracionalmente vinculados à importância da ideia e dos significados que transcendem a matéria da obra de arte. Não só as características físicas e sensoriais da obra de arte, mas os materiais e sua possível agência no criar tem ganhado destaque como possibilidade metodológica na História da Arte. 

Também a presença de sujeitos não humanos (animais, vegetais e minerais) nas produções artísticas passou a ser apreendida de outra forma. São marcos importantes deste processo trabalhos como o de Jules Prown, que destaca a necessidade da experiência sensorial direta com o objeto de estudo, ou o de Tim Ingold, que rejeita a ideia de que a matéria é algo inerte que simplesmente recebe a forma concebida pela mente. Para esse autor, a forma emerge da interação contínua entre o ser humano e os materiais, que são vivos e ativos. Do ponto de vista do método, as proposições de Ingold dão um passo além, indicando que sem conhecer os materiais através da prática com eles e no fluxo do tempo é impossível entender a obra de arte, já que se simplifica e congela algo que é complexo, dinâmico e mutável. É no sentido de abordar os desafios e caminhos permitidos por este debate que o XIX EHA tem como eixo orientador de suas discussões o tema Materiais e Materialidade.

 

Programação

Segunda-feira (15/09)

07h30 - Início dos credenciamentos

08h30-10h30

O campo expandido da arte
Yasmin Elganim Vieira - Materialidade Parietal Em Pierre Soulages
Victor Santos - Carnes de Paul Thek
Filipe Panace Menino - A representação de Mao Zedong na arte
contemporânea: transformações e narrativas a partir do Brasil
Francisco de Assis Cavalcante Porto - O plástico na obra de Lygia Clark

Representações de animais e vegetais: iconografia, coleções e imaginário

Marcos Vilela - Entre uma planta e a planta: sobre duas exsicatas e quatro
ilustrações de Martius
Alcimar do Lago - Sobre os animais representados nos emblemas da edição
inglesa da Iconologia de Cesare Ripa (Tempest, 1709)
Luisa Moraes Friaça - O arquétipo do ‘sucateiro’e a natureza-morta
contemporânea
João Lucas Gualassi Duarte - A iconografia de qeros Incas coloniais e a
zoomorfização no imaginário indígena.

Trânsitos e circulação
Lucas Rodrigues de Freitas - Um mundo em miniatura: tradição e cultura
visual flamenga nas maquinetas devocionais mineiras do século XIX
Guilherme Ferreira Bueno - A Lakshmi de Pompeia: materialidade, alteridade e
circulação entre a Índia e o Império Romano (séc. I EC)
Janaína da Silva Fonseca - O que resta do gabinete? Circulações e
reconfigurações materiais do Sacro Império à contemporaneidade
Julia Doine Silva - "Expedições Científicas do Século XIX e a Representação
da Natureza e dos Indígenas: O Caso Do Príncipe Adalberto Da Prússia No
Brasil (1842)
Camila Palaio Martorelli - Objeto, Matéria e Mobilidade: uma análise da
produção islâmica em al-Andalus

Audiovisual, narrativas e materialidades fílmicas
Gabriela Maia da Silva - Cinema distópico e crise na temporalidade: Jogos
Vorazes como experiência de um tempo sensível
Anna Lygia Stavale Frazão - A alegria do renascimento: iconografia religiosa
em Neon Genesis Evangelion (1995-1997)
Rodrigo Faustini - Cinema e faktura: plasticidade háptica e o meio audiovisual

Gabriel de Sousa Santos - Outros espaços no filme Lygia Pape de Paula
Gaitán
Mariany Silva Gomes de Araújo - Matéria e memória: Piranesi, Pedro Costa e a
ruína como paisagem psíquica

10h30-11h
Coffee Break

11h-13h
Ecocrítica: arte, espaço e materialidade
Jackeline Rodrigues Walendy - De humano-planta a objeto de arte: a
materialidade de Luther Burbank na pintura de Frida Kahlo
João Víctor Kurohiji Bonani - Escavando um sentido humano da coisa: os
dormentes de ferrovia nas obras de Takayama Noboru
Mateus Simões Damasceno - Mapeamentos verdes e investigações do campo
artístico latino-americano: temáticas ecológicas
Patrick Martins de Souza - Tekeli-li: A Antártida e o desconhecido em Nas
Montanhas da Loucura
José Bezerra de Brito Neto - Francisco Brennand e a tapeçaria nos anos de
1970: Artes, Regionalismo e Natureza

Fotografia e construções do sentido
Leticia Sotero de Abreu - A Materialidade do Rastro e o Toque da Ausência
Emanuelle Santos Feitosa - A seletividade da imagem protestante na fotografia
de Bárbara Wagner
Ana Lucia Alves Lucchese - Shai Andrade e suas afrografias a partir de
imagens-rituais

Nina Paschoal - Fotografias orientais e orientalistas na Coleção Thereza
Cristina (RJ)

Entre o visível e o invisível: pintura e transformações artísticas (séculos XIX
e XX)
Martinho Alves da Costa Júnior - O paradoxo da Matéria
Nara Castro Gomes - Notas sobre "A queda dos titãs" (1885) de Henri Martin e
sua presença no acervo do Museu Nacional
de Belas Artes
Renata Magri Alonge Bonfim da Silva - Michel Tapié e Georges Mathieu:
uma art autre diante da crise do mundo ocidental no imediato segundo
pós-guerra
Raquel Elisa Cartoce - O Concreto do Concretismo

Representações da negritude, colonialidade e modernidades
afrodiaspóricas
Guilherme Renan Domingos Antunes - Cenas urbanas e rituais
afro-brasileiros: o conceito em perspectiva do Museu Afro Brasil Emanoel
Araujo a partir das obras de Wilson Tibério
Ana Maria Rufino Gillies - Explorando relações do mar na história de
africanos, a partir do filme La Noire de... (1966) de Ousmane Sembène
(1923-2007) e pinturas de artistas britânicos e afrodiaspóricos
Aly Brenner Nogueira Pereira - "L’ami Y’a bon”: a sobrevivência e
apropriação cinematográfica do imaginário visual colonial-imperial francês (entre
Banania, 1915 e Rachid Bouchareb, 2004)
Anderson Diego da Silva Almeida - O “sujo” na arte afrorreligiosa ou as
evidências de uma poética orgânica

Leticia Boaretto Scarpari Barretto - A matéria de um corpo negro: incômodos
em Torso de Menina, de Eliseu Visconti

14h30

MESA DE ABERTURA: “Objetos e processos do passado. A materialidade
como método”

Organização
Prof. Dr. Patricia Dalcanale Meneses (UNICAMP)
Conferencistas
Prof. Dr. André Tavares (UNIFESP)
Ms. Simone Wicca (UNICAMP)

Terça-feira (16/09)

08h00 - Início dos credenciamentos

09h-11h

CONFERÊNCIA: “Escultura entre presença e vestígio: materiais e
materialidade em diálogo”

Organização
Prof. Dr. Fábio D’Almeida Lima Maciel (UNICAMP)

Conferencistas
Dr. Giuseppe Rizzo (Galleria degli Uffizi)
Taygoara Schiavianoto (Artista visual / UNICAMP - Professor Especialista
Visitante)

13h-15h

Arquitetura, Poder e Representação
Sidnei de Oliveira Junior - "Forjando Cânones, Moldando Reinos: O Grande
Altar De Pérgamo E O Projeto De “Nova Atenas”
Rubens Elmar Thiesen - "O Ornamento como Expressão Simbólica do
Estado: Uma Leitura do Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis / SC"
Larissa Crivellari Fassis Artur - "Materialidade e Retórica no Manuscrito Ms.
11: A Construção Política dos Ragionamenti de Vasari no Palazzo Vecchio"
Camila Cristina Souza Lima - "Juan Bautista Villalpando (1552-1608) e o
templo de Salomão: a Bíblia como fonte para a tratadística de arquitetura e
propaganda régia"
Bruno dos Santos Menegatti - Pintura e Arquitetura como práticas
homiléticas na Capela Strozzi de Mântua (1350-1357)

Arte, Política e Resistência
Guilherme Susin Sirtoli - Estrela vulgar a vagar: corpo, política e
contravisualidades em Gal Costa (1969-1973)
Glaucio de Souza Santos - Performances do corpo negro: Disparates de Goya
(Modos de volar),1976, de Edinízio Ribeiro Primo
Frederico Franco - Arte de guerrilha no Brasil: do conceito às práticas artísticas

Júlia de Almeida Prado - Gênero, imaginário e memória: a Ditadura Militar
Brasileira em produções culturais contemporâneas

Mulheres, corpo e representação
Giovanna Costa Araujo - Os vestígios de Dejanira: a pathosformel do rapto
para além da prancha 70 do Atlas Mnemosyne
Bruna Amaro dos Santos - De onde vêm os louros que colhemos: sobre a
romantização da violência na narrativa mitológica de Apolo e Dafne
Beatriz Almeida Lima - Artemisia Gentileschi E O Feminino Na Obra Judite
Decapitando Holofernes
Annie Cristina Sena De Carvalho - Entre o corte e o afeto: a reconstrução da
imagem de mulheres negras na arte contemporânea
Patrícia Paixão Martins - Dando corpo às imagens mortas - materialidade,
hibridismo e apropriação de imagens nos processos criativos

15h-15h30
Coffee Break

15h30-17h30

Retrato: Autoridade, Imagem e Distinção
Maria Cristina Loureiro Achcar - A Construção De Autoridade Por Meio
Dos Autorretratos: O Caso De Sofonisba Anguissola
Nicole Leite Bianchini - Chá e poder: cultura material e distinção social na arte
britânica, 1710-1760

Kamilly Vitoriano Duizit Delfini - Detalhes no retrato de Dom João VI do
Museu Mariano Procópio: análise iconográfica e diálogos artísticos
Marcia Valeria Teixeira Rosa - As pinturas de retratos no Rio de Janeiro e as
Exposições Gerais: retratos esquecidos
Carlos Lima Junior - A imagem reprovada pelo Imperador banido: d. Pedro II e
o retrato de si no exílio

Reflexões em Teoria e Crítica
Lucas Dias - A Materialidade como Suporte da Imagem: Reflexões a Partir de
Cesare Brandi
Cíntia Chaves - Forma e conteúdo em Erwin Panofsky: do problema do estilo
ao método iconológico
Lucas Augusto Pietra - A Primavera sob um olhar warburguiano: quatro leituras
de Botticelli
Amadeo Gatti Galdino - Opacidade e transcendência: a retórica do
minimalismo
Adriel Dalmolin Zortéa - Diferentes objetos na antropologia do visual de
Georges Didi-Huberman: a máscara em gesso de Cennini e o retrato di
naturale de Vasari

História das exposições
Gabrieli Simões - Bienal do Lixo: arte, matéria e pensamento ecológico na 14a
Bienal de São Paulo
Laura Manganote - A participação do público na IX Bienal de São Paulo (1967)
Letícia Asfora Falabella Leme - Marques Rebêlo põe todos na dança: uma
exposição modernista itinerante pelo Brasil (1948-1950)
Camila de Almeida - Projetando um Brasil Moderno: exposições de arquitetura
brasileira no exterior (1943-1960)

Ana Harumi Grota Suzuki - Uma discussão sobre ausências: A exposição
brasileira “Contribuição da Mulher às Artes Plásticas do País” de 1960
Cássia Perez - Breve história da curadoria internacional

Quarta-feira (17/09)

07h30 - Início dos credenciamentos

08h30-10h30

Memória e Materialidade
Rodrigo Castilho Dias - Um solar tradicional: pintura e memória da
Inconfidência Mineira (1910-1930)
Júlia de Paula Santos - Espelhos de Concreto: As paredes como Superfície de
Memória, Resistência e Criação
Paola Assunção Carraro - Cemitério da Saudade: o que dizem as
materialidades tumulares sobre memória e apagamento?
Claudia Elena dos Santos Rangel - Matrizes da memória na obra de Ciro
Fernandes: oralidade e iconografia brasileira nas xilogravuras do artista

Arte Sacra e Devoções
Marcos Luan Cosme Barbosa - A talha e a imaginária da capela - mor do
Rosário de São João del-Rei
Thiago Neves Abrantes Luz Assumpção - Da capital ao cenário mineiro: a
inserção da obra escultórica de Cyriaco Costa Tavares (1879-1930) nas Minas
Gerais de princípios do século XX.

Amanda Tagliaro - Devoção em casa: objetos, suas formas e símbolos no
cotidiano
Klency Kakazu De Brito Yang - O ornamento entre o espírito e a vontade: dos
Nazarenos à Escola de Beuron

Arte, identidades indígenas e construção de imaginários
Amanda Nascimento Miranda - Eco-lógicas originárias no tempo do ponto
infinito: trânsitos, materialidades e territórios re-habitados pelo pensamento
poético de Glicéria Tupinambá
Nathália Gabriela Aragão - Territórios, Narrativas e Memória: A arte como
identidade e resistência do povo Akroá Gamella
Gil Vieira Costa - Percursos da imagem indígena: produção e circulação da
fotografia de Henri Ballot e José Medeiros (d. 1940-1950)

O moderno expandido: corpo, gesto e contingência
Paola Pacini Orlovas - A crise da aura: objetos cotidianos e materialidade no
dadaísmo berlinense
Thiago Gil de Oliveira Virava - Os ossos do mundo: vanguarda, história da arte
e política nos anos 1930
Elvio Fernandes Gonçalves Junior - Sergio Lima: A Imagem Materializada
Entre O Sonho E A Collage
Paula Mermelstein - O corpo e o espaço na Exposição Internacional do
Surrealismo de 1938

10h30-11h
Coffee Break

11h-13h

Materialidades Latino-Americanas
Hellen Alves Cabral - A linha sensível de Aldo Bonadei: entre pinturas, costuras
e textilidades
Pedro Henrique Kramer Canhim - “Nosotros, los otros”: As artes
computacionais dialógicas de Rafael Lozano-Hemmer como plataforma
interpretativa das fronteiras da imagem e da cultura tecnológica mexicana no
século XXI
Rachel Leão - Tecendo códigos, tramando histórias: materialidade e agência
nos entrelaces de Ximena Garrido-Lecca

Museus, acervos e coleções
Francislei Lima da Silva - Pés no chão e os calçados nas vitrines do museu
Diego Jorge Lobato Ferreira - Um museu para o Maranhão: A odisseia de uma
coleção
Moisés Corrêa Fonseca - Ambiguidades da Arte Africana para a História
da África: Museus, Bibliotecas Coloniais e Reconfigurações Contemporâneas
Gabrielle Nascimento Batista - Entre tradição e modernidade: a coleção
africana do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

Representações do corpo, erotismo e poder
Higor Pedro Brunieri Moreira - Die Wurliblume, 1967: Violência e abjeção
no romance pornográfico (e em uma escultura) de Jo Imog
Caroline Deise De Oliveira - Quando o Verso Dança: A Imagem das Ninfas
em L’après-midi d’un faune de Mallarmé e sua Transposição no Balé de
Nijinsky

Letícia Badan Palhares Knauer de Campos - Arte na esfera do tangível. As
mitologias do corpo como matéria artística no cinema mudo italiano
Circe Nunes dos Reis - O carro e o ciborgue: próteses de gênero em Crash de
David Cronenberg
Weslley Souza Sobrinho - Lápis, desenho e pincel: Bagno di Marinai de Carlo
Carrà

Arte, autoria e espaço urbano
Caiuã Buscariolli de Souza - Materialidade e Relação no Circuito de Arte em
Boteco (CAB)
Raquel Moura Neuenschwander - A (des)atualidade da deriva e da
psicogeografia: sobre as práticas laboratoriais da Internacional
Situacionista
Manuela de Souza de Almeida Leite - A História da Classe Trabalhadora

14h30
MESA DE ENCERRAMENTO: “Materialidades da arte brasileira: do barro ao
metal e além”

Organização: Prof. Dr. Marcos Tognon (UNICAMP)

Conferencistas
Prof. Dr. Francisco Dias de Andrade (Museu Paulista/USP)
Prof. Dr. Rodrigo Vivas (UFMG)
Prof. Dr. Emerson Castilho (Fundação de Arte Marcos Amaro)
Ms. Sonia Leni Chamon (Fundação de Arte Marcos Amaro/UNICAMP)