
University autonomy, academic freedom, and politics in the U.S. under Trump
University autonomy, academic freedom, and politics in the U.S. under Trump
O Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) promovem, no dia 7 de agosto às 16 horas a conferência online University autonomy, academic freedom, and politics in the U.S. under Trump, com o historiador Alexander Keyssar, professor da Kennedy School da Universidade de Harvard.
Professor titular da Cátedra Matthew W. Stirling Jr. de História e Política Social, Alexander Keyssar é especialista em estudos e análises de temas com implicações nas políticas contemporâneas. É autor de The Right to Vote: The Contested History of Democracy in the United States, obra finalista do Prêmio Pulitzer. Também publicou Why Do We Still Have the Electoral College? (2020), eleito um dos livros do ano pelo The New Statesman. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios acadêmicos, coordenou comissões de pesquisa sobre eleições nos EUA e atua em iniciativas voltadas à reforma democrática. Em sua apresentação, o professor abordará os impactos da presidência de Donald Trump sobre a autonomia universitária e a liberdade acadêmica, temas centrais para compreender os desafios contemporâneos à educação superior e à produção científica em contextos autoritários.
A conferência será transmitida ao vivo pelo canal do INCT-INEU no YouTube pelo link www.youtube.com/watch?v=e5nfrcymML8.
O evento conta com a organização do professor Andrei Koerner, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. A atividade conta com apoio do CNPq, Fapesp, Capes e outras instituições acadêmicas brasileiras.