Publicações

A tal ponto o nome de Rousseau associou -se à democracia que mesmo os bons hermeneutas de sua obra manifestam relutância em aceitar como algo mais do que uma "boutade" a célebre observação de que "se houvesse um povo de deuses, governar-se-ia democraticamente. Um governo tão perfeito não consagrou muito talento e paixão intelectual ao estudo de Rousseau.
interrompido por sua morte prematura, deixou clara tal relutância em seu artigo "O engano do povo inglês" . Segundo ele , a paradoxal recusa do grande filósofo da democracia em considerá-la conveniente para os homens, não passaria de uma questão terminológica: não ou nem mesmo que mantenha uma posição cética com relação a ela, se entendermos por democracia num sentido, é verdade, diferente do seu , mas mais comumente empregado-o sentido que confere ao "povo" o poder soberano.
Série: Primeira Versão Área de conhecimento: Filosofia Ano: 1995 Peso: 0 gramas Tamanho: 12x15 Número de páginas: 25 Arquivo digital do livro: