Publicações

Motivações do Papel dos Estados Unidos no Mundo - nº 40
Shiguenoli Miyamoto e Tullo Vigevani

O sistema internacional é caracterizado por relações de poder assimétrícas, ainda que juridicamente todos os Estados sejam iguais. Prevaleceu na teora das relações internacionais a idéia de que posições de força são, em última instância, decisivas, embora discursos pacífitas e de integração se tenham feito presentes e tais temas tenham sido colocados á mesa de discussões.

Não custa lembrar que o poder de um estado e sua influência é médio por sua capacidade operacional de implementar políticas tanto no campo econômico, quanto no militar, podendo en=m função disso, desempenhar papel de realce no tabuleiro mundial, viabilizando -se como potência.

Os países que se enquadram nesta categoria distnguem -se dos demais, influenciando diretamente as decisãoes tomadas no sistemas internacional como um todo.

Pensando -se interesses econômicos e militares, os Estados Unidos ocupam no início da década de noventa cada vez mais papel invejávels no mundo . Mesmo com a ocorrência de problemas econômicos, a capacidade objetiva de se fazer presente em negócio internos de outros países permanece praticamente inalterada.


Série: Primeira Versão
Área de conhecimento: Ciência Política
Ano: 1991
Peso: 120 gramas
Tamanho: 12x15
Número de páginas: 24
Arquivo digital do livro: PDF icon primeira_versao-40.pdf
Resumo do livro: Arquivo indisponível
R$0,00
Online