Festival Internacional Hip Hop 50

Data da publicação: ter, 21/11/2023 - 15h49min

No mês de Novembro, realizaremos, junto dos nossos apoiadores, o Festival Internacional Hip Hop 50: Ações Afirmativas Transformando a Universidade. O evento acontecerá do dia 06/11 ao dia 10/11 e contará com mesas, exibições, shows e muito mais. 

O Festival Internacional Hip Hop 50 começa no dia 06/11. A mesa de abertura será sobre a História do Hip Hop em Campinas, com a participação da professora Daniela Vieira (UEL), membros da linha de pesquisa Hip Hop em Trânsito e Ricardo Cardoso (Kico Brown), do Conselho Municipal de Hip Hop de Campinas, às 16:00. Às 19:30 haverá a exibição do documentário “Nos Tempos da São Bento”, com direito a bate-papo com Guilherme Botelho. Contamos com a presença de todas (os) e todes. 

No dia 07/11, o festival contará com mais atividades. A primeira, que acontecerá às 14:00, é a exibição do documentário “Projeto Rappers: a primeira casa do Hip Hop brasileiro - história e legado”, que contará com bate-papo com Sharylaine e Clodoaldo Arruda. Logo em seguida, às 17:00, haverá o lançamento do livro “Racionais MC’s: entre o gatilho e a tempestade”, com as organizadoras, Daniela Vieira (UEL) e Jaqueline Santos (Unicamp). Para fechar o dia, às 19:30, haverá a mesa 2, intitulada “O que o Hip Hop tem a contribuir com a universidade?”, que contará com Ana Lúcia Silva Souza como debatedora e com Adriano Bueno, Ana Cristina Bueno Silva, Simone Gonçalvez e Cristiane Dias como convidados.

08/11 às 10:00 é dia de aula de grafitagem no IFCH (Unicamp), comandada por AliadaCi e a UGCR (União de Grafiteiros de Campinas e Região). Já às 17:00 haverá Batalha de rimas, com apresentação de MC EreLeoZ e DJ Binho. Além disso, às 19:30, haverá uma atividade com convidado surpresa.

O dia 09/11 começa com a mesa “Patrimonialização da Cultura Hip-hop, Acervos e Museus” às 10:00, com as presenças do professor Mário Medeiros (IFCH), King Nino Brown, Rafael Rafuagi e Alexandre de Maio. Logo em seguida, teremos a “Oficina Jorge Ben Jor: Memória e Escrita Criativa”, às 14:00, com Layne Gabriele do Laboratório Ádapo. Ao final da tarde, às 17:00, temos a mesa “Hip-hop e política: qual relação entre esses temas?”, com as presenças da professora Daniela Vieira (UEL), Lunna Rabetti, Renato Freitas, Ciro e Márcio Tchuck. Por fim, a mesa “Hip-hop e conexões transatlânticas: Brasil, Portugal e PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa)”, que contará com a presença do professor Omar Thomaz, Jaqueline Lima Santos, Carlos Guerra Junior e Gabriela Leal. 

Saiba mais sobre a programação em www.instagram.com/hiphoptransito/.

 


Programação:

Data Título Local
seg, 06/11/2023 - 09:00 Festival Internacional Hip Hop 50 IFCH