O Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA'Grima) inaugura o novo Projeto Sala de Cinema LA'Grima, com a exibição e posterior debate do filme Rio de memórias, com a presença da diretora Bianca Salles Pires, doutoranda em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A exibição será no dia 09 de agosto, às 14 horas, na Sala Multiuso do IFCH.
O filme relata o babalorixá Zezito D´Oxum, nascido em Catu, interior da Bahia e que completou 85 anos em 2017, 71 dos quais dedicados ao candomblé. Iniciado em Salvador, mudou-se ainda novo para Belford Roxo, RJ, onde fundou seu Ilê. Partindo do olhar de uma abiã, filha de santo ainda não iniciada, esta narrativa lança uma luz sobre a luta do babalorixá para a preservação dos saberes de sua nação. Os registros etnográficos realizados nos últimos três anos nos convidam a um mergulho nas corredeiras das memórias deste ancião, elas próprias permeadas pela presença da orixá Oxum. Os monóculos antigos, álbuns de fotografias, objetos da exposição permanente do Ilê e as conversas partilhadas nos contam parte da história do candomblé e da resistência cultural no âmbito da Nação Ijexá no Rio de Janeiro.
Os produtores interessados em expor os seus filmes nas futuras sessões do Sala de Cinema LA'Grima podem enviar as suas produções para o e-mail lagrimaifch@yahoo.com.br.