
Lançamento do livro "Pavilhão das Sereias", de Vanessa Sander
Lançamento do livro "Pavilhão das Sereias", de Vanessa Sander
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recebe, no dia 25 de novembro, o lançamento do livro Pavilhão das Sereias, de Vanessa Sander (UFMG), publicado pela coleção Antropologias Feministas Contemporâneas. O encontro será realizado das 14h às 17h, na Sala da Congregação do IFCH.
Vanessa Sander, antropóloga, residente pós-doutoral e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha com investigações sobre as relações entre gênero, sexualidade, violência e o sistema de justiça criminal. Desenvolveu pesquisas etnográficas em áreas de prostituição e unidades prisionais entre os anos 2012 e 2021. A pesquisa de doutorado, defendida no IFCH em 2021 e orientada por Guita Debert e Taniele Rui, resultou na tese intitulada “Pavilhão das sereias: uma etnografia dos circuitos de criminalização e encarceramento de travestis e transexuais”. A tese recebeu o Prêmio Antropologia e Direitos Humanos (2022), concedido pela Associação Brasileira de Antropologia.
As Alas LGBTs nas prisões foram criadas com o objetivo de humanizar os sistemas penitenciáriose esse livro descreve com precisão os embates envolvidos na constituição desse novo espaço prisional. Num relato vivo e sensível apreendemos os nexos que conectam os movimentos LGBTQIA+as políticas prisionais do Estadoos discursos sobre violência policialo tráfico de drogas e os territórios de prostituição. Ancorado numa imersão prolongada e audaciosa no cotidiano da prisãoo cenário descrito mostra o que pensamdizem e fazem os presos e os agentes penitenciáriosdescortinando relacionamentos amorososconflitos violentosmas também acordos e negociações.
A riqueza da análise antropológica empreendida fornece um quadro que vai muito além do retrato de um contexto prisional local e restrito. É antes um espaço privilegiado para a reflexão sobre como gênero e Estado são mutuamente produzidos e se emaranham no mundo do crime. A diversidade de aspectos abordados lançacom perspicáciauma nova luz à complexidade do que tem sido considerado a crise do sistema prisional.
O evento contará com um debate com as pesquisadoras Natália Corazza e Taniele Rui, docentes do PPGAS/Unicamp, que dialogarão com a autora sobre os principais eixos analíticos da obra e os desafios contemporâneos das pesquisas sobre gênero e prisões no Brasil. A atividade é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS).