
Pós-Doutorado e Colaboração
As pesquisadoras e pesquisadores que não possuem vínculo empregatício com a Unicamp podem estabelecer vínculo acadêmico com o IFCH para o desenvolvimento de pesquisas.
Diferente do ingresso por concurso público, o qual configura vínculo de trabalho com a instituição e estabelece uma série de responsabilidades junto à Instituição, a vinculação através do Pós-Doutorado ou em Colaboração não se configura como vínculo de trabalho e visa, prioritariamente, o desenvolvimento de pesquisas individuais ou coletivas, com ou sem financiamento específico para isso.
Existe, portanto, mais de um tipo de ingresso possível para as pesquisadoras e pesquisadores que desejam estabelecer vínculo. São eles:
Pós-Doutorado (Pós-Doc): destina a pesquisadoras e pesquisadores que possuem doutorado no Brasil ou no exterior, que serão vinculados à algum Departamento, Centro, Núcleo, Grupo de Pesquisa ou Programa de Pós-Graduação do IFCH, sob a supervisão de algum Docente ou Pesquisador vinculado ao IFCH e tendo seu vínculo aprovado pelos órgãos do instituto. Neste tipo de vínculo, a pessoa interessada deverá apresentar um projeto de pesquisa específico explicitando o objeto e o cronograma das atividades desenvolvidas. Pode realizar estágio de pesquisa de Pós-Doutorado pesquisadoras e pesquisadores com os seguintes perfis:
I – pesquisadora ou pesquisador com financiamento de bolsa de Pós-Doutorado ou bolsa equivalente concedida por agências de fomento, instituições externas ou pela Unicamp. Sendo que o período de vínculo definido pela instituição financiadora, sendo no mínimo de 6 meses e o máximo 5 anos permitidos.
II – pesquisadora ou pesquisador com afastamento remunerado ou anuência de ingresso no Programa pela instituição de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada com quem mantém vínculo funcional ou empregatício, mediante apresentação de:
- termo de ciência ou documento que comprove o vínculo funcional ou empregatício do pesquisador; e
- autorização do afastamento remunerado para realização do pós-doutorado ou termo de anuência para sua realização, caso não haja afastamento;
O período de vínculo será período de afastamento autorizado, por no mínimo de 6 meses e máximo 24 meses.
III – pesquisadora ou pesquisador sem bolsa e sem financiamento específico para o pós-doutorado e que não se enquadre nos incisos anteriores. Sendo que o período de no mínimo de 6 meses e o máximo de 24 meses.
Pesquisador Colaborador: destina a pesquisadoras e pesquisadores que possuem doutorado no Brasil ou no exterior e que serão vinculados à algum Centro, Núcleo ou Grupo de Pesquisa do IFCH de maneira voluntária e sem financiamento específico, sob a supervisão de algum Docente ou Pesquisador vinculado ao IFCH e tendo seu vínculo aprovado pelos órgãos do instituto. Neste tipo de vínculo, não é necessário apresentar um projeto específico de pesquisa a ser desenvolvido, já que não se trata de um estágio pós-doutoral, porém deverá apresentar um plano das atividades a serem desenvolvidas pelo período de vínculo. Pode realizar pesquisa em colaboração pesquisadoras e pesquisadores com os seguintes perfis:
I – pesquisadora ou pesquisador com anuência para participar desse Programa pela instituição de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada com quem mantém vínculo funcional ou empregatício.
II – pesquisadora ou pesquisador sem vínculo funcional ou empregatício com quaisquer instituições de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada.
Para ambos os casos de vínculo, o período máximo de vinculação será de 3 anos, que poderá ser renovado uma vez pelo mesmo período.
Pesquisador Visitante Convidado: tem como objetivo a colaboração na realização de atividades de pesquisa na Unicamp por profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, que serão vinculados à algum Departamento, Centro, Núcleo, Grupo de Pesquisa ou Programa de Pós-Graduação do IFCH, sob a supervisão de algum Docente ou Pesquisador vinculado ao IFCH e tendo seu vínculo aprovado pelos órgãos do instituto. Neste caso, trata-se de pesquisadores convidados a realizarem pesquisa junto ao Instituto. Este tipo de vínculo pressupõe haver financiamento durante o período de vínculo.
O período máximo de vinculação será de 3 anos, que poderá ser renovado uma vez pelo mesmo período, desde que comprovado o financiamento pelo período.
Professor Colaborador: destinado a pesquisadoras e pesquisadores que possuem doutorado no Brasil ou no exterior e possuem experiência docente comprovada e atuarão junto ao IFCH desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa, tendo seu vínculo aprovado pelos órgãos do instituto. Neste tipo de vínculo, não é necessário apresentar um projeto específico de pesquisa a ser desenvolvido, porém deverá apresentar um plano das atividades a serem desenvolvidas pelo período de vínculo. Pode realizar docência em colaboração pesquisadoras e pesquisadores com os seguintes perfis:
I – docentes de outras instituições com anuência para participar desse Programa pela instituição de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada com quem mantém vínculo funcional ou empregatício.
II – docentes aposentados da Unicamp ou quaisquer instituições de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada.
III - docentes sem vínculo funcional ou empregatício com quaisquer instituição de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada.
Para ambos os casos de vínculo, o período máximo de vinculação será de 3 anos, que poderá ser renovado uma vez pelo mesmo período.
Professor Sênior: destinado a Docentes aposentados da Unicamp que continuarão a atuar junto ao IFCH desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa. Neste tipo de vínculo, o docente deve ser convidado pela instituição para participar do Programa ou então demonstrar interesse em estabelecer vínculo, tendo seu vínculo aprovado pelos órgãos do instituto. Não é necessário apresentar projeto de pesquisa para estabelecer vínculo, porém deverá apresentar um plano das atividades a serem desenvolvidas.
Para este tipo de vínculo, o período máximo de vinculação será de 4 anos, que poderá ser renovado por duas vezes pelo mesmo período.
Ingresso e permanência:
A pessoa interessada ou convidada deverá preencher um formulário de inscrição disponível no sistema interno do IFCH. Para ter acesso ao sistema, a pessoa interessada deverá entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa do IFCH através do e-mail: pesqifch@unicamp.br .
Ao preencher o pedido de ingresso, a interessada ou interessado deverá informar todos os dados solicitados e encaminhar os documentos obrigatórios descritos no formulário de acordo com o tipo de vinculação indicado.
Depois de submeter o formulário e a documentação, a inscrição será encaminhada para anuência do supervisor ou supervisora indicado. Em seguida, será encaminhado para análise e emissão de parecer por parecerista designado pela Coordenadoria de Pesquisa do IFCH.
Emitido o parecer, caso seja aprovado, o pedido será encaminhado para aprovação do órgão interno do instituto ao qual a pessoa interessada será vinculada, em seguida, sendo novamente aprovado, seguirá para aprovação da Congregação do IFCH.
Após processo de aprovação nas instâncias do IFCH, será realizado o procedimento de vinculação formal junto à Unicamp, o qual deverá ser assinado um Termo de Adesão pela interessada ou interessado. Somente após a vinculação formal e assinatura do Termo de Adesão que a pesquisadora ou pesquisador será considerado como vinculado ao instituto.
Ao final do período de vínculo, deverá ser enviado um relatório de atividades que será aprovado por um parecerista e pela Congregação do IFCH. Caso haja interesse de renovação de vínculo, isto deverá ser informado no momento de submissão do relatório.