
Mantendo o ritmo? Juventude Negra, Hip Hop e Ativismo Negro
Mariana Miggiolaro ChaguriOrganizador
Mário Augusto Medeiros da SilvaOrganizador
Mantendo o ritmo? Juventude Negra, Hip Hop e Ativismo Negro
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Departamento de Sociologia do IFCH Unicamp promovem no dia 19 de novembro, às 14h30, no Auditório da Adunicamp, a conferência Mantendo o ritmo? Juventude Negra, Hip Hop e Ativismo Negro. O encontro integra a programação do Unicamp Afro 2025 e contará com a presença da socióloga Patricia Hill Collins (University of Maryland), referência mundial nos estudos sobre raça, gênero e movimentos sociais.
Na conferência, Patricia Hill Collins discutirá as múltiplas formas de ativismo negro, com ênfase no papel político-cultural da juventude negra e do hip hop, articulando reflexões sobre o cenário norte-americano e suas interfaces com as experiências brasileiras. A proposta é examinar como práticas culturais, redes de mobilização e disputas por direitos moldam os caminhos contemporâneos das lutas antirracistas.
A atividade conta com apoio da Adunicamp e do Mecila – Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America. A entrada é aberta à comunidade.