USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DAS FONTES SOBRE O INTEGRALISMO (1935-1942)

Esta dissertação apresenta o resultado de reflexões e pesquisas sobre o uso de fontes digitalizadas em atividades de ensino-aprendizagem de História. A partir dos apontamentos de variados autores, discute a utilização das novas tecnologias digitais de informação e comunicação no processo educativo, e analisa os repositórios digitais do Arquivo Público Mineiro e da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Na análise dos referidos repositórios, buscou-se conhecer a constituição de seus acervos digitalizados, suas características e seus respectivos sistemas de busca, atentando para fatores que podem comprometer a objetividade da pesquisa histórica em acervos deste tipo. Apoiado nestas reflexões e análises, propõe-se uma ferramenta didático-pedagógica que, a partir do estudo das fontes sobre o Integralismo, possa ser utilizada com alunos do segundo ano do ensino médio para a compreensão histórica do referido movimento político.

Data da defesa: 
segunda-feira, 24 Maio, 2021 - 14:00
Membros da Banca: 
Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (Presidente)
Prof. Dr. Dimas dos Reis Ribeiro
Profa. Dra. Josianne Frância Cerasoli
Programa: 
Nome do Aluno: 
Paulo Roberto Terra Martins
Sala da defesa: 
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