Esta proposta visa analisar a educação superior indígena enquanto expressão e desdobramento dos campos da política indigenista e indígena no Brasil. A partir de uma etnografia junto aos professores Ticuna (Benjamin Constant, Tabatinga – Amazonas), suas organizações políticas (CGTT e OGPTB) e suas relações com as agências indigenistas do Estado (Secad-MEC, Universidade do Estado Amazonas), investigo o processo de elaboração das políticas institucionais para a educação superior, examinando os programas e projetos político pedagógicos de dois cursos (Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões – PROLIND e Pedagogia Intercultural – PROIND) e suas concepções de povos indígenas, cultura, interculturalidade e autonomia. Pretende-se, portanto, uma antropologia da educação superior indógena, priorizando a descrição do protagonismo político dos Tikuna na construção de projetos de educação superior intercultural como forma de questionar as relações tutelares com as agências do Estado; a análise dos modelos de educação superior intercultural e dos projetos políticos pedagógicos, bem como a reflexão sobre a escrita autobiográfica e a etnobiografica como um caminho para acessar a alteridade e a realidade desse povo indígena.
Da tutela a interculturalidade: projetos indigenistas, educação superior e autonomia Tikuna
Data da defesa:
sexta-feira, 15 Junho, 2018 - 17:00
Membros da Banca:
Maria Suely Kofes - orientadora
Christiano Key Tambascia - membro interno
Nashieli Cecilia Rangel Loera - membro interno
José Ribamar Bessa Freire - membro externo
Deise Lucy Oliveira Montardo - membro externo
Neusa Maria Mendes de Gusmão - suplente externo
Ana Carolina da Silva Borges - suplente externo
Susana Soares Branco Durão - suplente interno
Programa:
Nome do Aluno:
Luciano Cardenes Santos
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses
Comentar