O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução didática para o ensino de História utilizando ferramentas de tecnologia da informação. Nesse sentido, foi produzido um cenário digital tridimensional, especificamente um engenho açucareiro, inspirado na iconografia brasileira do século XVII, por meio da observação e análise das obras do pintor holandês Frans Post. O intuito foi criar alternativas didáticas úteis aos professores de história, no sentido de potencializar em seus alunos o aprendizado da iconografia colonial brasileira. Desta forma, o trabalho se dividiu em duas etapas: a primeira, de análise da iconografia brasileira do século XVII, e a segunda, de construção do cenário digital a partir das informações obtidas por meio dos quadros de Frans Post. Após a observação dos quadros conhecidos do artista, foram selecionados alguns que contivessem engenhos açucareiros e, assim, pôde ser feita a análise das informações arquitetônicas visíveis que pudessem contribuir para uma modelagem 3D. Por fim, com a utilização de aplicativos e ferramentas digitais especializadas, foi construído o produto didático que este trabalho busca apresentar.