Swing dos trópicos: arranjos transnacionais na música popular

Esta tese investiga a relação entre a música popular brasileira e o jazz estadunidense elegendo como objeto principal os discursos sobre raça, nacionalidade e cultura em circulação no Brasil e nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1960. Em termos gerais, o objetivo é interrogar as narrativas referentes à construção de tradições musicais “autênticas” nos dois países levando em consideração não apenas o compartilhamento de saberes e práticas relacionadas a seus universos culturais, mas as maneiras pelas quais tais tradições foram postas em relação à medida que se constituíam, sendo ora afastadas ora aproximadas uma da outra. Para isso, optei por compreender a produção social da categoria “música popular” desde um ponto de vista transnacional, em que os princípios hierárquicos e os regimes de historicidade que lhes dão concretude são apreendidos no conjunto mais amplo das assimetrias de poder entre sujeitos localizados a partir de suas diferenças de raça, classe, gênero, geração e nacionalidade. Além disso, detive-me sobre a inter-relação entre a música popular e dimensões analíticas pouco exploradas como imagens, domesticidade e a constituição de arquivos de história oral presentes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Data da defesa: 
sexta-feira, 11 Março, 2022 - 14:00
Membros da Banca: 
Profª. Drª. Heloisa André Pontes (IFCH / UNICAMP)
Profª. Drª. Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC Rio)
Profª. Drª. Fernanda Arêas Peixoto (USP)
Prof. Dr. Luiz Gustavo Freitas Rossi (UNICAMP)
Prof. Dr. Dmitri Cerboncini Fernandes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Profª. Drª. Natália Corazza Padovani (REIT / UNICAMP) - SUPLENTE
Profª. Drª. Daniela Vieira dos Santos (Universidade Estadual de Londrina) - SUPLENTE
Nome do Aluno: 
Rafael do Nascimento Cesar
Sala da defesa: 
Integralmente à distância - https://meet.google.com/ggp-norn-sir