Saberes, poderes e corporalidades: a biopolítica da erradicação da varíola

O objetivo deste trabalho é a analise da Campanha de Erradicação da Varíola no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970, a partir da compreensão dos processos de formulação de conhecimentos e protocolos epidemiológicos sobre a doença e da implementação de um sistema nacional de vigilância epidemiológica. Partindo da tríade saberes, poderes e corporalidades, o trabalho está dividido em três partes:
Na primeira, a partir da análise da documentação produzida sobre o tema e da bibliografia específica, argumento que a implementação das ações de vigilância epidemiológica, junto com a agulha bifurcada e a vacina liofilizada, foram essenciais no processo de erradicação da varíola no Brasil. Além disso, partindo da análise da trajetória dos profissionais de saúde brasileiros que atuaram na campanha, demonstro como as relações de gênero foram materializadas nas ações de saúde pública do período, como também, nas tecnologias utilizadas em tais processos.
A segunda parte, dedicada à análise das relações institucionais no contexto da erradicação da varíola, procuro mostrar como a Campanha foi momento oportuno para a consolidação das trajetórias intelectuais dos profissionais de saúde brasileiros à nível nacional e internacional, além de ter realocado o país no quadro do sanitarismo internacional.
Por fim, a terceira parte é dedicada a pensar como a varíola foi experimentada por aqueles que tiveram contato direto com ela, principalmente os doentes e os profissionais do cuidado.
Primeira doença a ser erradicada na história da humanidade, a Campanha de Erradicação da Varíola foi um momento decisivo da conformação das instituições e práticas de saúde do Brasil contemporâneo e ensaio para o que viria a se consolidar como o Sistema Único de Saúde (SUS).

Data da defesa: 
terça-feira, 27 Fevereiro, 2018 - 17:00
Membros da Banca: 
Heloisa André Pontes - orientadora
Maria Conceição da Costa - membro
Nara Margareth Silva Azevedo - membro
Taniele Cristina Rui - suplente
José Miguel Nieto Olivar - suplente
Nome do Aluno: 
Jonatan Jackson Sacramento
Sala da defesa: 
Sala Multiuso

Comentar

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
3 + 14 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.