Os capítulos apresentados nesta dissertação procuram levar adiante as implicações de uma asserção elaborada por Donna Haraway em que se propõe que a feitura dos saberes científicos pode ser compreendida como uma conversa carregada de poder. A tentativa é de pensar esta proposição em diálogo com a experiência de observação e escuta de primatólogas do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo que pesquisam macacos-prego. Este estudo foi realizado no contexto de restrições sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19, tendo sido possível fazer um acompanhamento das atividades de pesquisa das cientistas apenas porque elas também estiveram submetidas às limitações similares, migrando seus trabalhos para exclusivamente em meios digitais. A partir das narrativas da trajetória de pesquisa da docente do grupo de primatólogas acompanhadas, o campo de ações que compõem o processo de produção de um conhecimento científico pôde ser alargado, dando atenção, em especial, aos modos como os próprios macacos-prego impõem seus termos diante das demandas de investigação das primatólogas. Além disso, a observação das práticas de pesquisa de uma das estudantes deste grupo permitiu discutir acerca das habilidades das quais macacos e primatólogas se valem para “fazer o outro fazer”, de manejar mutuamente a atenção e os olhares, de negociar o distanciamento, e de “tocar” o outro – mesmo sem um contato físico –, sendo essas capacidades uma forma de poder que não é apenas humano, mas que é emergente de um encontro particular proporcionado pela possibilidade de se fazer uma ciência primatológica.
A recalcitrância dos macacos: um estudo de antropologia da ciência com primatólogas da Universidade de São Paulo
Data da defesa:
quinta-feira, 24 Fevereiro, 2022 - 14:00
Membros da Banca:
Profª Drª Joana Cabral de Oliveira (UNICAMP)
Prof. Dr. Guilherme José da Silva e Sá (UNB)
Profª Drª Eliane Sebeika Rapchan (Universidade Estadual de Maringá)
Profª Drª Nashieli Cecilia Rangel Loera (UNICAMP) - SUPLENTE
Profª Drª Marisol Marini (Departamento de Política Científica e Tecnológica - DPCT/IG) - SUPLENTE
Programa:
Nome do Aluno:
Mateus Oka de Farias
Sala da defesa:
Integralmente à distância - https://youtu.be/InPwD38FvcI