Querida editora, - A formação da Editora Corrupio na Salvador das décadas de 1970 e 1980.

Esse trabalho visa analisar a Editora Corrupio que se lançou no mercado editorial brasileiro com o livro Retratos da Bahia (1979), do etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Sob a administração majoritária de mulheres ao longo dos seus 40 anos, a Corrupio tem se dedicado à publicação de livros que se voltam para temáticas, como a editora define, de “culturas negras e diáspora africana”. Arlete Soares, Rina Angulo, Cida Nóbrega e Sara Silveira, assim como o seu primeiro autor, se conheceram em Paris. Esses encontros têm como intermediários outras figuras que tiveram passagens pelos dois lados do Atlântico, como o escritor Jorge Amado e o sociólogo francês Roger Bastide. A formação da editora também contou com a participação de integrantes do Grupo ZAZ, grupo de fotografia de Salvador, muitos dos quais passariam a fazer parte da equipe da Corrupio. Com o objetivo de contribuir com a história das práticas editoriais, pretendo articular elementos biográficos das fundadoras da Corrupio à circulação das ideias que perpassaram a sua formação e consolidação, entre as décadas de 1970 e 1980. Por meio de entrevistas com os personagens que fazem parte de sua, pretendo revisitar os contextos político, social e cultural de Salvador, e reconstituir os trânsitos dos brasileiros entre essa cidade e Paris.

Data da defesa:
segunda-feira, 30 Agosto, 2021 - 14:00
Membros da Banca:
Presidente Profa. Dra. Heloisa André Pontes IFCH / UNICAMP
Membros Titulares Dr. José de Souza Muniz Júnior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Profa. Dra. Silvana Barbosa Rubino IFCH / UNICAMP
Membros Suplentes Dr. Vítor Aquino de Queiróz D Ávila Teixeira Pesquisador Sem Vínculo
Dr. Luís Felipe Bueno Sobral Universidade Estadual de Campinas
Nome do Aluno: