Trata-se de uma linha dedicada à investigação e análise sistemática de sistemas lógicos desde a perspectiva da lógica filosófica formal contemporânea em sua pluralidade. Esta linha abrange os segmentos:
a) Lógicas Não-Clássicas: dedicado à investigação dos diversos aspectos conceituais das lógicas paraconsistentes, fuzzy, modais, intuicionista, e outros sistemas de lógicas ditas “não-clássicas”, procurando encontrar inter-relações entre diferentes tipos de lógicas (utilizando-se, por exemplo, traduções entre sistemas lógicos), assim como a definição de sistemas de prova e semânticas adequadas; e
b) Semânticas Formais: dedicado à investigação e proposta de semânticas formais tais como semânticas de bivalorações, de mundos possíveis, probabilística e possibilística, de matrizes lógicas e de estruturas twist. Dentro deste segmento tem destaque o estudo e desenvolvimento de semânticas não determinísticas, em especial através de matrizes não determinísticas e de estruturas swap, estas últimas introduzidas por M. Coniglio e W. Carnielli. Estes estudos incluem aspectos algébricos e da teoria de categorias. Um dos objetivos do desenvolvimento de semânticas gerais é a sua aplicação na teoria de combinações entre lógicas.