A presença das mulheres no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos

A História no ensino básico ainda é vista, majoritariamente, a partir de uma perspectiva masculina: quase não se fala de mulheres como protagonistas históricos e, nas poucas vezes em que elas são apresentadas nos materiais didáticos, estão em uma pequena caixa de curiosidades ou em textos complementares separados dos conteúdos principais. O objetivo desse trabalho é de observar o modo pelo qual os debates acadêmicos sobre gênero foram incorporados no ensino de História na educação básica, como destaque para a rede do município de Campinas,, buscando evidenciar o lugar reservado para as mulheres e a forma como são apresentadas nos conteúdos abordados pelo componente curricular de História. Considera-se, também, a presença do conceito de gênero em documentos relativos à Educação, no intuito de se mostrar como se dá a inserção da temática de gênero nos marcos legais da área. Dedica-se especial atenção para o contexto do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao se analisar como o fator gênero influencia na composição das turmas de EJA e como a questão aparece nos materiais didáticos utilizados. O estudo foi pautado pela leitura das obras de pesquisadores das áreas de gênero e educação, como Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Guacira Lopes Louro, Circe Bittencourt, entre outros, e pela análise da legislação vigente e de materiais didáticos de História.

Data da defesa: 
terça-feira, 11 Agosto, 2020 - 14:00
Membros da Banca: 
Raquel Gryszczenko Alves Gomes - Presidente (UNICAMP)
Alessandra Pedro (UNICAMP)
Glaucia Cristina Candian Fraccaro (PUCCAMP)
Programa: 
Nome do Aluno: 
Tarsila Tonsig Garcia Teijeiro
Sala da defesa: 
Integralmente a Distância, link para transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/41396a10-e19c-43d8-b96e-b50e4e3d69eb