A Pedra que Ronca no Meio do Mar: baianidade, silêncio e experiência racial na obra de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi, cantor e baiano, conseguiu obter e manter um sucesso notável ao longo de uma carreira de setenta anos. Esta tese, escrita na interseção entre a Antropologia Social, a Etnomusicologia e a História Social, procura refletir sobre este êxito à luz da negociação de identidades locais/nacionais e das transformações que teriam ocorrido no âmbito das experiências raciais no Brasil do século XX. O trabalho conta com três capítulos dedicados, respectivamente, à trajetória biográfica de Caymmi, a uma discussão sobre o gênero autoral das canções praieiras e à análise de sua obra musical. O foco da análise é progressivamente ampliado durante a tese partindo, basicamente, do cotidiano deste artista e chegando, nas suas últimas páginas, à considerações de caráter mais geral.

Data da defesa: 
quarta-feira, 15 Março, 2017 - 17:00
Membros da Banca: 
Heloisa André Pontes - Orientadora
Rose Satiko Gitirana Hikiji - Membro Externo
André Domingues dos Santos - Membro Externo
Christiano Key Tambascia - Membro Interno
Robert Wayne Andrew Slenes - Membro Interno
Omar Ribeiro Thomaz - Suplente Interno
Rodrigo Martins Ramassote - Suplente Externo
Taniele Cristina Rui - Suplente Interno
Nome do Aluno: 
Vítor Aquino de Queiroz D´Ávila Teixeira
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Tese