Octavio Brandão, Mário Pedrosa e Caio Prado Jr. - Primeiras tentativas de interpretação marxista do Brasil

Pesquisa que procura compreender criticamente a produção intelectual e política de três militantes e intelectuais marxistas brasileiros - Octávio Brandão, Mário Pedrosa e Caio Prado Jr. - no final da década de 1920 e início da década de 1930, período em que realizaram suas primeiras apropriações do marxismo em busca de análises originais do Brasil. O principal objetivo é compreender tais interpretações em relação ao contexto nacional e internacional do marxismo, dando relevância ao Partido Comunista do Brasil (PCB) e a Oposição de Esquerda de inspiração trotskista, especialmente em suas relações com os debates da Internacional Comunista.

Data da defesa:
quinta-feira, 14 Março, 2024 - 10:00