Mortaviva: variações da natureza na arte e na antropologia

Esta tese propõe um diálogo entre uma antropologia – da natureza, dos objetos e da tradução – e alguns objetos de arte. Percebe-se, na produção contemporânea de ambas, uma guinada ecológica, algo que remete à história das duas disciplinas (da separação, na antropologia, entre biológico e social; e, na arte, dos gêneros da natureza-morta e paisagem às artes vivas contemporâneas, em síntese), mas que parece se explicitar e se deslocar teórica e materialmente nos últimos anos. Essa conexão entre arte e antropologia, pressuposto para a escrita deste texto, é percebida também em diversos projetos, como exposições e curadorias recentes, além de leituras e interesses dos próprios artistas. A partir desse sintoma, busca-se compreender inovações nas formas de compreensão e materialização do que se concebe como natureza em contraposição ao que seria próprio do campo da arte e seu personagem central, o objeto artístico. Propõe-se construir analogias entre conceitos produzidos pela antropologia (especialmente dos campos da ciência e da etnologia contemporâneas) – como a agência das obras-objeto e da possibilidade de ler e traduzir este outro sujeito etnográfico – para se produzir uma antropologia da arte; e, simetricamente, questionar se e como a experiência com o campo artístico pode iluminar e deslocar práticas, leituras e conceitos antropológicos. Para tanto, procura-se emular um procedimento do próprio mundo estudado, a prática curatorial de escolher obras para exposição, trazidas para o espaço bidimensional do texto. Esses trabalhos de arte são os personagens principais com os quais se dialoga na tese, procurando escutá-los, percebê-los, com toda a ambiguidade própria desses objetos-sujeito, para produzir certas conexões parciais com a teoria antropológica escolhida para esse diálogo. Busca-se, assim, apresentar e produzir relações entre arte e antropologia, as quais parecem juntar-se na tarefa de deslocar divisões ontológicas supostamente estabilizadas entre os modernos, como representação e representado, objeto e sujeito, humano e não-humano, natureza e arte, a morte e a vida do e no objeto de arte.

Data da defesa: 
sexta-feira, 31 Janeiro, 2025 - 10:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Joana Cabral de Oliveira - Presidente
Profa. Dra. Lília Katri Moritz Schwarcz - Titular
Profa. Dra. Ilana Seltzer Goldstein - Titular
Profa. Dra. Carolina Cantarino Rodrigues - Titular
Prof. Dr. Renato Sztutman - Titular
Prof. Dr. André Secchieri Bailão - Suplente
Profa. Dra. Fabiana Bruno - Suplente
Profa. Dra. Nina Vincent Lannes - Suplente
Nome do Aluno: 
Guilherme Perez Giufrida
Sala da defesa: 
Teses I