Esta dissertação tem como objetivo fazer um exercício interpretativo da fotografia Civilian Defense (1942), do fotógrafo norte-americano Edward Weston. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar produz um tipo de complexidade através de oscilações de pontos de vista, como definido por Marilyn Strathern, no primeiro capítulo busco compreender a fotografia em relação ao contexto histórico e social de sua produção, assim como à trajetória de Edward Weston e as divergências interpretativas entre a concepção do próprio fotógrafo sobre seu trabalho e as de seus críticos. No segundo capítulo, descrevo como a iconografia e a fenomenologia que cercam a máscara de gás no período entre guerras podem sugerir um jogo interpretativo singular entre a imagem fotográfica e um tema bastante conhecido da pintura na tradição ocidental. Por fim, no terceiro capítulo, a fotografia articula dois contextos históricos e sociais diferentes, através da elaboração de uma composição visual ou montagem.
A fotografia e a máscara: uma antropologia da imagem
Data da defesa:
quinta-feira, 12 Setembro, 2019 - 17:00
Membros da Banca:
Christiano Key Tambascia - orientador
Karina Kuschnir - membro
Fabiana Bruno - membro
Heloisa Andre Pontes - suplente
Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa - suplente
Programa:
Nome do Aluno:
Isabel Franke
Sala da defesa:
Sala da Congregação