Programa de Antropologia Social

Classe CSS para cor: 
prog_antropologia

A Pérola Queer do Índico - Ressonâncias e diacríticos da experiência moçambicana em África

Data da publicação: qui, 15/06/2023 - 09h28min

As Quartas de Antropologia de junho terão como tema A Pérola Queer do Índico - Ressonâncias e diacríticos da experiência moçambicana em África, dia 21 de junho às 17 horas no Auditório Marielle Franco. O encontro contará com a exposição do Francisco Miguel.


Defesa de Mestrado de Gabriela Costa Limão

Data da publicação: seg, 02/08/2021 - 10h50min

Mestrado em Antropologia Social

Gabriela Costa Limão

Defesa de Dissertação

Querida editora, - A formação da Editora Corrupio na Salvador das décadas de
1970 e 1980.

30/08/2021 às 14:00

Plataform a online

Comissão Examinadora


Presidente
Profa. Dra. Heloisa André Pontes IFCH / UNICAMP
Membros Titulares
Dr. José de Souza Muniz Júnior Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Profa. Dra. Silvana Barbosa Rubino IFCH / UNICAMP
Membros Suplentes
Dr. Vítor Aquino de Queiróz D Ávila Teixeira Pesquisador Sem Vínculo
Dr. Luís Felipe Bueno Sobral Universidade Estadual de Campinas


Seleção Interna 2019 - Editais Capes/Print - Doutorado Sanduiche no Exterior

Data da publicação: qui, 25/04/2019 - 14h30min


A Pró-reitoria de Pós-graduação, no exercício das suas competências, torna público o Edital de
seleção interna para bolsas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior
(DSE) no âmbito do Projeto de Cooperação Internacional CAPES/PrInt-UNICAMP.

 


Concurso para obtenção do título de Professor Livre Docente - Prof. Antonio Guerreiro

Data da publicação: qua, 17/04/2024 - 11h40min

Dia 19/04/2024 / 
Área: Etnologias / 
Disciplina: HS181 - Organização Social e Parentesco/

Veja aqui mais informações sobre o concurso.

 

Programação:

Data Título Local Descrição
sex, 19/04/2024 - 09:30 Concurso para obtenção do título de Professor Livre Docente - Prof. Prof. Antonio Guerreiro Sala da Congregação / IFCH

09:30h  – Prova Didática (aberta ao público).

11:00h – Prova de Títulos.

14:30h – Prova de Arguição (aberta ao público).

Workshop "Ocupar, lutar, prefigurar: práticas de refazer cidades"

Data da publicação: sex, 12/04/2024 - 22h22min

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promove o workshop Ocupar, lutar, prefigurar: práticas de refazer cidades, com a presença de Suraya Scheba (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul), nos dias 16, 18, 23 e 25 de abril, das 14 às 16 horas no Auditório Marielle Franco. 

Recentemente, pesquisadores dos estudos urbanos têm se dedicado ao debate acerca da relação entre a produção e o espraiamento da cidade neoliberal e as práticas transgressoras da precarização da vida. Este curso apresentará, a partir da exériência de pesquisa da professora Suraya Scheba na University of Cape Town, na África do Sul, e na ocupação Cissie Gool House, na Cidade do Cabo, as ocupações urbanas a partir de um duplo que as constitui: enquanto reação à precaridade habitacional e enquanto prática de reimaginar e refundar a vida urbana, visando futuros emancipatórios.

O curso partirá de uma sessão que apresentará um histórico sobre a luta pela terra urbana na África do Sul, seguido de reflexões a partir da pesquisa em uma ocupação específica na Cidade do Cabo. Na terceira sessão, a professora Suraya nos convidará a reflexões éticas sobre o fazer pesquisa de maneira engajada com movimentos sociais desde a universidade. Encerraremos com a exibição do filme “City Occupied/ Cidade Ocupada”, e um debate com as professores Suraya Scheba e Stella Paterniani, parte da equipe de realização do filme.

Programação

16 de abril - 1. The past, present and future of South African urban land struggles

18 de abril - 2. Occupations as a reparative urban infrastructure: Thinking with Cissie Gool House in Cape Town, South Africa 

23 de abril - 3. The ethics and practice of engaged scholarship: reflecting on the intersection between the academy and movement struggles

25 de abril - 4.  Exibição do filme “City Occupied/ Cidade Ocupada” e debate com as professoras Suraya Scheba e Stella Zagatto Paterniani sobre práticas de ocupação e pesquisa comparativa


Não há pré-requisitos para participar das sessões. As apresentações serão ministradas em inglês.  Haverá tradução colaborativa das pessoas participantes para o português durante as sessões. Os participantes inscritos receberão certificado. A organização é da professora Stella Zagatto Paterniani.


Se possível, a professora Suraya recomenda a leitura antecipada dos seguintes artigos:


Scheba, S., & Scheba, A. (2023). Co-producing just geographies: Resourcing,bridging, and critical crossings in engaged scholarship. Dialogues in Human Geography, 0(0). https://doi-org.ezproxy.uct.ac.za/10.1177/20438206231178810

Cirolia, L. R., Ngwenya, N., Christianson, B., & Scheba, S. (2021). Retrofitting, repurposing and re-placing: A multi-media exploration of occupation in Cape Town, South Africa. PlaNext–Next Generation Planning, 11, 144-165.

Scheba, S., & Millington, N. (2023). Occupations as reparative urban infrastructure: thinking with Cissie Gool House. City, 1-25.

 

O workshop será ministrado em inglês. Haverá tradução colaborativa das pessoas participantes para o português durante as sessões.

As inscrições podem ser realizadas neste link. 


Mini-curso “Religião, Transnacionalismo e (I)Mobilidades"

Data da publicação: sex, 05/04/2024 - 16h14min

O Laboratório de Antropologia da Religião (LAR) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promoverá o Curso de Extensão Religião, Transnacionalismo e (I)Mobilidades, com a professora professora Cristina Rocha (Universidade de Western Sydney, Austrália). O curso será ministrado às quartas-feiras, das 16 às 18 horas, entre 24 de abril e 22 de maio.

As aulas terão os seguintes temas:

24 de abril - Sala Multiuso: Migrações, transnacionalismo e religião

08 de maio - Sala Multiuso: A estética da religião: emoções, corpos, mídia e materialidades

15 de maio - Sala Multiuso: Estudando Imobilidades: religião, infraestruturas e copresença online e offline

22 de maio - Auditório Marielle Franco: Quartas da antropologia: João de Deus e Abadiânia: Quando o campo se torna espectral

Este curso explorará um debate importante que tem ocupado os estudiosos da globalização para pensarmos a sua aplicação em relação à religião. Nas últimas duas décadas, pesquisadores empregaram o “paradigma da mobilidade” (Sheller e Urry 2006) no qual priorizaram o movimento em detrimento da imobilidade, usando a metáfora de “fluxos”. O curso tem como objetivo problematizar esse conceito, aprofundando os estudos sobre mobilidade e imobilidade em relação à circulação de corpos, práticas, ideias, estética e materialidades religiosas. A religião é um local privilegiado para pensarmos em (i)mobilidades, pois ela ocupa um lugar de destaque na esfera pública na modernidade tardia (Habermas 2006).

A religião também envolve entidades transcendentes que são altamente móveis, conectando lugares e pessoas transnacionalmente. Além disso, a pandemia da covid-19 mostrou que, à medida que os corpos se tornaram imóveis, a mobilidade religiosa se acelerou no mundo digital: as instituições religiosas e seus rituais passaram a ser online e as pessoas buscaram, com mais frequência, consolo na religião em um momento de incerteza, sofrimento e morte.  

As inscrições podem ser realizadas por esse link.

A organização é dos professores Ronaldo de Almeida, Carlos Steil e Brenda Carranza.


Seminario de Teses e dissertações do PPGAS

Data da publicação: qua, 27/03/2024 - 15h43min

Cara comunidade do PPGAS,
Na próxima quinta, dia 4/4, realizaremos o Seminário de Teses e Dissertações, onde serão apresentados os trabalhos defendidos no PPGAS em 2023. Será uma oportunidade de compartilharmos e discutirmos a nossa produção de modo mais coletivo.
A programação segue em anexo. O evento será híbrido, para acolher a realidade de estudantes que já não estão mais em Campinas. Aos que forem presencialmente, estaremos na Sala de Teses 1.
Aguardamos vocês!