Mestrado Profhistória

Violencia y memoria en el Perú, 1980-2024

Data da publicação: ter, 06/05/2025 - 13h01min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas promove a palestra Violencia y memoria en el Perú, 1980-2024, com o Prof. Dr. Ulrich Mücke. A palestra ocorrerá no Auditório Fausto Castilho do IFCH, às 14 horas, no dia 06/05/2025.

Organização:

Linha de Pesquisa: Visualidades, Políticas de Memória e Questões do Contemporâneo;

Grupo de Estudos de História da América;

Profs. José Alves de Freitas Neto, Ivia Minelli e Luiz Estevam de Oliveira Fernandes

 

Apoio:Programa de Pós Graduação em Sociologia (IFCH/Unicamp)

Apoio técnico: Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão (IFCH/Unicamp)
 

Local: Auditório Fausto Castilho do IFCH (Prédio de Graduação, térreo)

Rua, Cora Coralina, 100

Campinas/SP

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E depois de Palmares? Sociedade e escravidão nas Alagoas entre 1710-1830

Data da publicação: qua, 12/03/2025 - 10h25min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas recebe o Prof. Gian Carlo, da UFAL, para a palestra E depois de Palmares? Sociedade e escravidão nas Alagoas entre 1710-1830. O evento será realizado no dia 31 de março de 2025, às 09 horas, na Sala de Projeção, localizada no Prédio de Pós-Graduação do instituto.

O evento é aberto e gratuito, e conta com a organização da Profa. Lucilene Reginaldo e do Prof. Aldair Rodrigues (ProfHistória)

 

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Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Rodolpho Rodrigues da Silva

Data da publicação: sex, 21/02/2025 - 09h03min

 

Título: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE AMERICANA-SP

Aluno: Rodolpho Rodrigues da Silva

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 28/02/2025 às 10h00

Local: Sala da Projeção - IFCH/UNICAMP

 

Membros da banca:

Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho (REIT/UNICAMP)

Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (IFCH/UNICAMP)

Profa. Dra. Ferannda Luiza Teixeira Lima Haddad (UFOP)

 

Esta dissertação investiga a forma como a história da cidade de Americana-SP foi apresentada nas publicações que abordam o tema ao longo do século XX, buscando compreender as representações construídas nessa literatura. O estudo analisa as concepções de história implícitas nessas obras e seu impacto na construção da identidade local, além de examinar as relações de poder no contexto municipal. A partir da análise das obras, foi possível identificar que esses escritos estão imbuídos de valores relacionados a intenções específicas de determinados setores sociais e foram elaborados fora dos referenciais teóricos e metodológicos da história acadêmica. No que diz respeito ao ensino de história local, os elementos observados revelam um problema significativo, uma vez que as ideias presentes nessas obras continuam a ser disseminadas sem uma análise crítica nas plataformas que divulgam a história da cidade, servindo ainda como material de referência para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à história local. Esse panorama evidencia a necessidade pulsante de repensar o ensino da história da cidade, especialmente no âmbito escolar, de maneira a adotar uma nova abordagem. Para isso, propõe-se uma sequência didática que favoreça o trabalho com documentos históricos locais, especialmente trechos das obras sobre a história de Americana e documentos produzidos por diferentes grupos sociais locais. O objetivo das atividades é proporcionar aos estudantes o contato direto com esses documentos, estimular a análise crítica, compreender as obras como fontes que expressam valores e perspectivas de um determinado período histórico, e desenvolver a percepção dos alunos como agentes históricos ativos na construção da história de Americana. Além disso, busca-se possibilitar a compreensão das especificidades do município e suas relações com a macro-história.

Palavras-chave: Ensino de História Local; Representações; Identidade Local


Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Abner Luiz da Costa Ribeiro

Data da publicação: ter, 21/01/2025 - 08h50min

 

Título: “OCUPAR, RESISTIR E PRODUZIR” EM COMUM: LUTA OPERÁRIA E MEMÓRIA DA FÁBRICA OCUPADA FLASKÔ (2003-2018)

Aluno: Abner Luiz da Costa Ribeiro

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 26/02/2025 às 16h00

Local: videoconferência

 

Membros da banca:

Prof. Dr. Fernando Teixeira da Silva - IFCH/UNICAMP

Profa. Dra. Cristina Meneguello - IFCH/UNICAMP

Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro Fontes - FGV

 

A fábrica ocupada Flaskô, localizada em Sumaré, no interior de São Paulo, foi recuperada por seus trabalhadores, que autogeriram a produção de 2003 a 2018, ano em que essa experiência foi suspensa em razão de um corte de energia de diversos ataques ao Movimento das Fábricas Ocupadas (MFO). Devido a sua característica singular de ocupação de fábrica, moradia e atividade cultural e esportiva, a Flaskô foi um caso relevante de luta e resistência frente ao cenário nacional e internacional de desemprego, crise econômica e criminalização dos movimentos sociais. A presente pesquisa tem a finalidade de entender como se desenvolveram as relações de trabalho dentro de uma fábrica sem patrões, como era autogerida a produção e como os trabalhadores ainda se conectam a essa experiência. Quanto a este último aspecto, a dissertação se propõe a abordar a memória do trabalhador em relação aos anos da ocupação, operando com a abordagem e o conceito de patrimônio industrial. As discussões sobre o controle operário e a autogestão se atualizam dentro dos debates em torno do Comum - uma racionalidade oposta à neoliberal - na perspectiva das reflexões de Pierre Dardot e Christian Laval, segundo as quais esse princípio (o Comum) seria aglutinador das lutas sociais no século XXI.. A diferença entre fábricas ocupadas e cooperativas de autogestão será adotada, seguindo uma linha de raciocínio próxima ao desenvolvido pelos trabalhadores da ocupação. A metodologia adotada será a análise documental dos materiais produzidos pelo Centro de Memória Operária e Popular (CEMOP), assim como utilização da História Oral, em que serão registrados os depoimentos dos próprios trabalhadores da fábrica sobre a memória da ocupação. Com essa documentação será produzida um dossiê para a elaboração de uma sequência didática para o Produto Profhistória que dialogue com o ensino de História e a temática da Fábrica Ocupada Flaskô.

Palavras-chave: Flaskô; Fábricas Ocupadas; Memória do trabalhador; Comum; Ensino de História

 


Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Daniel Nogueira Frias

Data da publicação: ter, 21/01/2025 - 08h48min

 

Título: História e (res)sentimento: sensibilidades políticas, formação histórica e direitos humanos

Aluno: Daniel Nogueira Frias

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 23/01/2025 às 09h00

Local: videoconferência

 

Membros da banca:

Profa. Dra. Josianne Frância Cerasoli - IFHC/UNICAMP

Profa. Dra. Neri de Barros Almeida - IFCH/UNICAMP

Prof. Dr. Fabio Franzini - UNIFESP

 

O objetivo desta dissertação é apresentar o potencial da ciência histórica para sensibilizar uma educação para os direitos humanos na atualidade, considerando as dimensões das racionalidades, linguagens e dinâmicas políticas. O presente trabalho procura discutir como as políticas públicas e o pensamento político contemporâneo tendem a realizar uma abordagem racional e/ou instrumental dos direitos humanos, em detrimento dos (des)afetos e dos (res)sentimentos que permeiam as sociedades democráticas ocidentais. Com atenção especial à análise da realidade brasileira, sem ignorar o contexto sociopolítico mundial de ascensão de movimentos autoritários nas sociedades hodiernas, este estudo busca analisar como o uso deliberado da violência e das paixões humanas têm sido geridas politicamente nas democracias contemporâneas, não raramente, tendo em vista a implementação de projetos políticos antidemocráticos e de antidireitos. Nesse sentido, diante da emergência de se contribuir para o entendimento das sociabilidades, afetividades e sensibilidades políticas, esta dissertação apresenta como produto, além da reflexão teórica, um referencial metodológico, por meio do qual, o professor da educação básica possa orientar-se conceitualmente em relação às problemáticas discutidas no trabalho, tendo como objetivo a promoção de uma educação histórica e política dos afetos e para os direitos humanos.

Palavras-chave: Sensibilidades Políticas; Direitos Humanos; Ensino de História

 


Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Larissa de Carvalho Nascimento

Data da publicação: sex, 29/11/2024 - 10h32min

 

Título: Ensino de história e direitos humanos: uma sequência didática para o ensino fundamental II

Aluna: Larissa de Carvalho Nascimento

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 19/12/2024 às 14h00

Local: LabMet1 - IFCH/UNICAMP

 

Membros da banca:

Prof. Dr. Rui Luis Rodrigues - IFCH/UNICAMP

Prof. Dr. Daniel Gomes de Carvalho - USP

Prof. Dr. Arnaldo Pinto Júnior - FE/UNICAMP

 

A presente pesquisa busca colaborar com a efetivação da Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental II. Compreende-se que a função primordial da Educação Básica é formar para a cidadania e reconhece-se na EDH uma forma de construir tal formação. Assim, encontramos no ensino de História um caminho profícuo para implementar essa intencionalidade, pois a disciplina preocupa-se em situar os alunos de forma crítica no presente, percebendo o vínculo deste com o passado tornando-os agentes da construção de um futuro mais justo, pautando-se no pacto civilizatório da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para concretizar essa ambição, percorremos uma bibliografia que busca dissertar sobre a EDH e, em seguida, nos debruçamos sobre o ensino de História para traçarmos objetivos em comum entre as duas áreas do saber. Por fim, sugerimos uma sequência didática sobre um tema clássico: A Revolução Francesa, destinada a alunos do nono ano, com o objetivo de mostrar que a efetivação da EDH no ensino de História depende de escolhas cotidianas na sala de aula, tempo e intencionalidade por parte dos docentes, bem como comprometimento da comunidade escolar.

 

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos, Ensino de História, Ensino Fundamental II, Currículo, Autonomia Docente


Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Paulo Cesar Rodrigues da Silva

Data da publicação: sex, 29/11/2024 - 10h26min

 

Título: TRAÇOS DA BRANQUITUDE: O USO DE QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA

Aluno: Paulo Cesar Rodrigues da Silva

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 17/12/2024 às 14h00

Local: LabMet1 - IFCH/UNICAMP

 

Membros da banca:

Profa. Dra. Lucilene Reginaldo - IFCH/UNICAMP

Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes - IFCH/UNICAMP

Prof. Dr. Lourenço da Conceição Cardoso - UNILAB

 

A presente pesquisa aponta caminhos para estabelecer práticas antirracistas nas aulas de História, por meio da utilização de histórias em quadrinhos (HQs) que abordem questões raciais, questionem os modelos hegemônicos eurocêntricos e os privilégios da branquitude. A partir das reflexões desenvolvidas por Maria Aparecida Bento e Lourenço Cardoso que analisam a branquitude no cenário brasileiro e os trabalhos de Toni Morrison e Edward Said sobre como produções culturais possuem o poder de construir um imaginário negativo acerca do Outro, a pesquisa busca estabelecer uma relação entre a produção de HQs e o uso de estereótipos negativos de pessoas não brancas como um elemento de reafirmação da branquitude, contribuindo para a perpetuação da condição de subalternidade desses indivíduos. A análise de HQs de autoras e autores brasileiros teve como finalidade a elaboração de um catálogo com as obras que constroem suas narrativas por meio da valorização da diversidade racial, ao apresentar histórias e personagens não brancos de forma humanizada, trazendo um contraponto aos quadrinhos que, por muito tempo, trouxeram imagens preconceituosas de sociedades e indivíduos que não pertencem ao modelo hegemônico.

 

Palavras-chave: Quadrinhos; Branquitude; Práticas Antirracistas; Ensino de História


Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Henrique Zaniboni Lopes

Data da publicação: sex, 29/11/2024 - 10h20min

 

Título: CAMINHADA FOTOGRÁFICA ARISTIDES PEDRO DA SILVA - V8 - UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPINAS/SP

Aluno: Henrique Zaniboni Lopes

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 11/12/2024 às 09h00

Local: Teses 1 - IFCH/UNICAMP

 

Membros da banca:

Prof. Dr. Marcos Tognon - IFCH/UNICAMP

Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho - REIT/UNICAMP

Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus - PUC São Paulo

 

O presente trabalho apresenta uma sequência didática pensando os usos do patrimônio cultural como metodologia de ensino voltada para alunos dos anos finais do ensino fundamental em Campinas/SP. Para tal, foram selecionadas como fontes primárias algumas fotografias que compõem a obra iconográfica produzida e guardada por Aristides Pedro da Silva, conhecido como V8, que hoje constituem um acervo no Centro de Memória da UNICAMP. A proposta, assim, busca articular discussões que perpassam a história da cidade e seus processos de transformação urbana, com ênfase no período onde viveu Aristides, marcado pelo "Plano de Melhoramentos Urbanos", que remodelou e reorganizou sobretudo a região central de Campinas. Na primeira parte apresenta um estudo relativo aos conceitos centrais mobilizados, como a educação patrimonial, a memória e a história local, bem como um histórico sobre as instituições responsáveis pela guarda dos patrimônios culturais nos âmbitos municipal, estadual e federal. Em seguida são apresentados a discussão sobre os objetos da pesquisa: o conceito de cidade, a história, a memória da cidade de Campinas e a figura de V8 como fotógrafo e memorialista. Tem-se como produto final uma sequência didática cujo elemento central é uma caminhada fotográfica, tendo os alunos como convidados a reproduzir as imagens selecionadas, a refletir sobre os significados das rupturas e das permanências referentes aos lugares apresentados. Considera-se, assim, que a proposta didática apresentada contribua para a aprendizagem, o compartilhamento, para a formação dos discentes, resultando na valorização do patrimônio cultural, no conhecimento da obra de V8 e na divulgação da mesma.

 

Palavras-chave: Educação Patrimonial; Ensino de História; História Local; Aristides Pedro da Silva; V8